Mesmo estando há nove jogos sem perder e apesar de ter obtido a classificação às segundas fases da Copa do Brasil e do Estadual, o Coritiba ainda não conseguiu vencer longe da capital em 2007. A nova chance de encerrar o incômodo jejum é hoje, contra o Cascavel, às 16 horas, no Oeste do Estado.
A falta de triunfos fora de Curitiba já atinge sete jogos. Seis deles na atual temporada e mais um no ano passado. A última vez que o Alviverde trouxe três pontos de uma viagem foi em 7 de novembro de 2006 3 a 1 frente ao Paysandu, em Belém.
De la para cá, a rotina das decepções longe da torcida ainda não prejudicou no avanço dentro das competições. Porém, há consenso dentro do clube que se o mau rendimento como visitante continuar, o time não vai chegar às etapas decisivas.
"Sabemos que precisamos pontuar fora de casa. Em uma competição curta como o Paranaense, e em outra eliminatória como a Copa do Brasil, é preciso conseguir algo como visitante", reconhece o técnico Guilherme Macuglia.
Especialmente diante da Cobra, pelo menos na teoria, a obrigação de vitória dos coxas-brancas aumenta. O time do Oeste foi o oitavo colocado na primeira fase e entrou no quadrangular como azarão contra Adap Galo, Paraná e o Verdão.
Na primeira rodada, os cascavelenses foram derrotados pela equipe de Maringá (1 a 0) e o Coritiba empatou com o Paraná (2 a 2). Resultados que pressionam ainda mais os comandados de Macuglia a bater o rival desta tarde.
"Não é bem assim. O Cascavel está crescendo. Conseguiu se classificar e perdeu para a Adap só por 1 a 0 jogando bem. Será um jogo muito difícil com a obrigação da vitória para os dois lados", discorda o treinador alviverde.
Outro adversário será o cansaço. Os coxas-brancas entram em campo desgastados pela longa e acidentada viagem para o Norte do país (na quarta-feira o time empatou por 2 a 2 com a Ulbra, em Rondônia, pela Copa do Brasil).
O jogo foi disputado debaixo de chuva em um campo alagado e com o time do Alto da Glória ficando com dez no gramado por mais de 60 minutos (Caíco foi expulso). Entre problemas no aeroporto de Ji-Paraná, ônibus quebrado e atrasos, o trajeto de retorno foi feito em 21 horas da manhã de quinta à madrugada de sexta-feira.
O lateral-direito China, o esquerdo Daniel Cruz, o zagueiro Ozéia e o volante Mancha se juntaram à delegação no interior paranaense para suprir eventuais problemas físicos. Porém, a única mudança definida é a entrada do defensor Douglão na vaga do suspenso Henrique.
- Na TV: Cascavel x Coritiba, ao vivo na Globo/RPC, às 16 horas.
* * * * * *
Em CascavelCascavel x Coritiba
CascavelGledson; Caio, Tiago Soller, João Renato e Claiton; Moreira, Grafite (Caldeira), Edilson e Gildásio; Mineiro e Nena. Técnico: Val de Mello.
CoritibaArtur; Anderson Lima, Douglão, Leandro e Douglas; Juninho, Túlio (Rodrigo Mancha), Pedro Ken e Caíco (Marlos); Eanes e Keirrison. Técnico: Guilherme Macuglia.
Estádio: Olímpico Regional. Horário: 16 horas. Árbitro: Maurício Batista dos Santos.Auxs.: Roberto Braatz e Carlos Braatz.