O mês mais temido pelos coxas-brancas inicia hoje com um jogo contra o Ituano, lanterna da Série B, às 16 horas, no Couto Pereira. É a chance para o Coritiba começar a se livrar dos maus presságios que setembro traz.
Nas duas últimas temporadas, o Alviverde entrou em queda livre quando o inverno aproximou-se do fim. O período foi determinante para o rebaixamento à Segunda Divisão em 2005 e a permanência fora da elite no ano passado.
Antes de entrar na zona da degola no Brasileiro-05, o time do então técnico Cuca iniciou a derrocada no nono mês do ano venceu uma partida, empatou três e perdeu outra naqueles 30 dias.
Em 2006, o setembro foi bem mais tenebroso. Das oito rodadas sem vitória, vitais para a permanência na Segundona, sete foram na época que mais assombra o Alto da Glória.
Ao todo, em oito jogos no mês, a equipe de Bonamigo ganhou só um, empatou três (entre esses, os desastrosos 0 a 0 em casa frente a São Raimundo e Santo André) e perdeu quatro.
No atual time, o técnico René Simões e os jogadores garantem estar imunes à urucubaca dos campeonatos anteriores. Entretanto, nem mesmo o discurso de que "eram outros jogadores" e "o passado era uma coisa, agora é outra" tira da torcida o trauma vivido nos dois últimos setembros.
Tanto que o site Coxanautas organiza hoje à noite um encontro que tem o seguinte tema: Coxa, em setembro nós te protegeremos!
"São seis jogos no mês, quatro em casa e dois fora. Nós queremos blindar os jogadores e a comissão técnica de qualquer tipo de problema", afirmou David Meira, administrador do site.
O temor pelo futuro alviverde aumentou depois das confusões ocorridas durante a semana que antecedeu o compromisso frente ao Galo de Itu. O empate por 1 a 1, terça-feira, perante o Gama, foi sucedido por cobranças consideradas excessivas por René Simões. O treinador pediu demissão no vestiário e só mudou de idéia no dia seguinte.
"O torcedor tem de vir ao campo e nos apoiar. Se tem esse negócio aí de setembro, nós somos profissionais e vamos vencer as partidas usando os outros anos como exemplo", assegurou o meia Caíco.
Para esquecer toda a turbulência, basta um triunfo em casa do vice-líder Coritiba (36 pontos) diante do pior time do campeonato, o Ituano, que tem exatamente a metade da pontuação do Alviverde. No entanto, do mesmo jeito que o trem retorna aos trilhos com um resultado favorável, um definitivo descarrilamento de vagões ocorrerá se um novo tropeço aterrorizar de vez o setembro coxa-branca.
Na TV: Coritiba x Ituano, às 16 horas, no Premiere F.C.
* * * * *
Em CuritibaCoritiba x Ituano
CoritibaÉdson Bastos; Anderson Lima, Henrique, Jéci e Carlão (Fabinho); Veiga, Douglas Silva, Pedro Ken e Caíco; Hugo e Anderson Gomes. Técnico: René Simões.
ItuanoMárcio Kessler; Éder Silva, Oséas, Kanu e Guigov; Márcio Pinho, Guilherme, Boiadeiro e Alex Maranhão; Anderson Luiz e Júlio César. Técnico: Ruy Scarpino.
Estádio: Couto Pereira.Horário: 16 horas.Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG).Auxs.: Claudemir Maffessoni (MG) e Marlei Leite da Silva (Fifa MG).
Deixe sua opinião