A Primeira Liga, nome dado à Copa Sul-Minas-Rio, vai abrir a temporada do próximo ano do futebol brasileiro, caso consiga sair do papel. Assim, reduziria a pré-temporada dos 12 clubes participantes de dois a quatro dias menor do que das demais equipes do Brasil.
O calendário divulgado nesta segunda-feira prevê a primeira rodada para 27 e 28 de janeiro – quarta e uma quinta-feira. Os estaduais começam no final de semana seguinte, de 30 e 31 de janeiro.
Pela tabela, Atlético e e Coritiba, representantes do Paraná, fazem apenas um jogo em casa na fase classificatória. Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo e Fluminense foram selecionados como cabeças de chave. Por isso, terão duas partidas como anfitriões.
Apesar da tabela ter sido oficializada, as federações estaduais ainda são contrárias à competição. Nesta terça (27), no Rio, haverá uma assembleia em que elas votarão a aprovação ou não da liga. Os membros da Primeira Liga dizem que a disputa ocorrerá mesmo sem o aval da CBF, que retirou seu apoio por pressão da federação carioca.
No calendário, com jogos sempre às quartas e quintas, há duas datas que coincidem com jogos da Libertadores. Os clubes que atuarem pelo Continental terão seus duelos na liga modificados – isso será definido quando a Conmebol divulgar a tabela da Libertadores, em dezembro.
Como o regulamento prevê o ranking da CBF que será divulgado em dezembro como critério para participar do torneio, uma mudança ainda pode acontecer em um dos representantes de Santa Catarina – o Criciúma pode deixar a competição para a entrada da Chapecoense.
A final está marcada para uma quinta-feira, dia 31 de março, em jogo único.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião