Diogo Rosa Teixeira, de 20 anos, mora na Vila Zumbi dos Palmares. Já passou pelas categorias de base de duas equipes paulistas, atuando como zagueiro e meio-campista. Por questões familiares, largou o futebol e retornou à capital paranaense há um ano e meio. Agora, quer tentar a sorte no futebol para garantir uma vida melhor para a mulher e o filho.
Felipe Gonçalves Ribeiro, 16, é lateral-esquerdo. Já defendeu o Capão Raso, time de seu bairro, na Suburbana e joga em campeonatos da região. Lucas Erzinger, 10, é meia-direita e costuma bater bola no colégio e em um clube próximo a sua casa. Torcedor do Coritiba, é fã de Pedro Ken e sonha em jogar em um clube do exterior.
Além do sonho de jogar futebol profissionalmente, Diogo, Felipe e Lucas têm em comum participarem da primeira seletiva do Projeto Craques do Coritiba, realizada ontem, no CT da Graciosa. De acordo com o diretor das categorias de base do clube, Paulo Renato Heyn, cerca de 5 mil pessoas, com idade entre 9 e 21 anos, já se inscreveram para as seletivas.
"O principal objetivo é identificar jogadores com condições de se tornar profissionais. Por isso, o que está sendo avaliado neste momento é a habilidade e o potencial de cada um, sem restrições quanto à quantidade de vagas", explica.
Na primeira etapa, os atletas foram divididos em duas equipes e tiveram cerca de meia hora para mostrar a habilidade. Tempo nem sempre suficiente para os pais-torcedores, como Lupércio Al Faro, que veio de Concórdia (SC) para acompanhar o filho Yago, de 11 anos. "Eu acho pouco tempo para avaliar cada jogador individualmente. Acredito que o Yago vai conseguir se classificar porque ele é um goleiro muito corajoso e audacioso", conta.
Na segunda etapa, os aprovados cujos nomes serão divulgados em uma lista no site do programa em até duas semanas serão convocados para treinar na categoria correspondente à sua faixa etária, para avaliação em equipe.
"Essa avaliação é importante para identificar a real posição do jogador. Num grupo de 100 atletas, 70 se inscrevem como atacantes, por influência dos pais ou da mídia, e normalmente não são", conta o coordenador das categorias de base, Dirceu Krueger. A próxima seletiva está prevista para o dia 11 de novembro.
Serviço: as inscrições para o Projeto Craques do Coritiba ainda podem ser efetuadas pelo site: www.craquesdocoritiba.com.br. O valor é de R$ 58.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia