O Coritiba fechou o 1.º turno do Campeonato Brasileiro de uma forma nada agradável: com derrota e muito perto da zona de rebaixamento. Neste domingo (26), em Florianópolis, o Coxa perdeu para o lanterna Figueirense por 3 a 1 e parou em 19 pontos, na 15.ª posição, com o baixíssimo aproveitamento de 33%.
O Coxa permanece fora da zona de degola, mas com a curta distância de apenas três pontos -- o Palmeiras, primeiro time da ZR, tem 16 pontos.
O atacante Aloísio, com três gols para os donos da casa, foi o grande nome da partida. Anderson Aquino marcou o único gol coxa-branca.
Na próxima quarta-feira (29), em Curitiba, o Alviverde recebe o Internacional. Já o Figueira encara o Náutico fora de casa.
O jogo
Apesar de jogar contra o lanterna Figueirense, o Coritiba escancarou sua fragilidade defensiva neste domingo. O time catarinense dominou o jogo e deu trabalho ao goleiro Vanderlei.
Aos 21 minutos, depois de duas tentativas seguidas, o Figueira abriu o placar Aloísio, que aproveitou o rebote de um chute de Fernandes que acertou a trave, limpou a defesa e mandou para o gol. Poucos depois, aos 25', Aloísio que estava sozinho na área mais uma vez, ampliou.
O Coritiba só conseguiu descontar aos 32', com Anderson Aquino, após trapalhada do goleiro do Figueira.
Na volta para o segundo tempo, o Coritiba fez uma substituição e Eltinho voltou no lugar de Junior Urso. Mesmo assim, os catarinenses continuaram livres durante o início do segundo tempo e, aos 7', o Coritiba sofreu mais um gol, novamente pelos pés de Aloísio.
Aos 20', Éverton Ribeiro recebeu cartão vermelho por falta dura em Túlio, e acabou de vez qualquer chance de reação coxa-branca, que fecha o turno do Brasileirão muito perto da zona de rebaixamento.