Entrevista
Bill, atacante do Coritiba
Uma dura lição, sentida na pele em 2009, permeia a estreia do Coritiba no Brasileiro hoje, às 16 horas, no Couto Pereira, contra o Atlético-GO.
Uma dura lição, sentida na pele em 2009, permeia a estreia do Coritiba no Brasileiro hoje, às 16 horas, no Couto Pereira, contra o Atlético-GO. Importantes pontos perdidos no início daquele campeonato, enquanto o clube, assim como na atual temporada, chegava à fase semifinal da Copa do Brasil, fizeram muita falta no fim do ano. Do resultado catastrófico, ninguém se esqueceu. Os erros do passado, agora, são aliados para que o Coxa continue no caminho certo.
O zagueiro Jéci, que viveu o drama do descenso no fatídico 6 de dezembro de 2009 faz o alerta. "Na minha opinião isso serve de lição. Há coisas na vida que acontecem para que a gente aprenda. Por causa de um ponto a gente caiu. Mais um empate e aquilo não teria acontecido", lembrou o zagueiro, capitão da equipe na ocasião.
Então comandado por René Simões, o Coritiba priorizou o torneio mata-mata em relação ao campeonato de pontos corridos. Nas cinco primeiras partidas, marcou apenas um ponto. O time só venceu pela primeira vez quando já havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo Internacional. Goleou o Flamengo por 5 a 0. No fim, não adiantou.
Se depender do elenco atual, a grave falha não se repetirá. O técnico Marcelo Oliveira, apesar de deixar aberta a possibilidade de descansar algumas peças, não irá mexer na espinha dorsal da equipe. Teoricamente, Davi, Anderson Aquino e Jonas são os mais cotados para assistir à partida das arquibancadas. Éverton Ribeiro, Éverton Costa, ex-Caxias, e Maranhão, respectivamente, seriam os substitutos.
Todos, no entanto, jogando como se fossem titulares. "Independentemente de quem vai jogar ou não, tem de estar focado. Esquecer a Copa do Brasil, até mesmo porque o Brasileirão é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Vamos jogar em casa", disse Jéci, que pode reaparecer na zaga após se recuperar de contusão.
"Não sei se o professor vai optar por poupar ou não, mas a gente está com o pensamento de ir com força máxima domingo [hoje], para começar bem em busca da meta de ganhar todas em casa", emendou Éverton Costa, que tem boas chances de estrear pelo Alviverde. Outro ponto que difere os cenários de 2009 e de 2011 tem relação com o envolvimento do elenco. Há dois anos, havia um claro racha entre os atletas. A situação atual é bem diferente.
"Haviam coisas erradas, a gente não pode fugir da realidade. Mas este ano é completamente diferente. Grupo unido, não tem vaidade. É o segredo do Coritiba", garantiu Jéci, que, mesmo sem a faixa de capitão, continua a exercer uma forte liderança nos bastidores do Alto da Glória.
Ao vivo
Coritiba x Atlético-GO, às 16 horas, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real aqui no site da Gazeta do Povo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião