Remanescente do rebaixamento de 2009, Jéci prega união e foco no Campeonato Brasileiro para que os erros do passado não se repitam| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Entrevista

Bill, atacante do Coritiba

Uma dura lição, sentida na pele em 2009, permeia a estreia do Coritiba no Brasileiro hoje, às 16 horas, no Couto Pereira, contra o Atlético-GO.

Leia a entrevista completa

CARREGANDO :)
Confira a ficha técnica do jogo
CARREGANDO :)

Uma dura lição, sentida na pele em 2009, permeia a estreia do Coritiba no Brasileiro hoje, às 16 horas, no Couto Pereira, contra o Atlético-GO. Importantes pontos perdidos no início daquele campeonato, enquanto o clube, as­­sim como na atual temporada, chegava à fase semifinal da Copa do Brasil, fizeram muita falta no fim do ano. Do resultado catastrófico, ninguém se esqueceu. Os erros do passado, agora, são aliados para que o Coxa continue no caminho certo.

O zagueiro Jéci, que viveu o drama do descenso no fatídico 6 de dezembro de 2009 faz o alerta. "Na minha opinião isso serve de lição. Há coisas na vida que acontecem para que a gente aprenda. Por causa de um ponto a gente caiu. Mais um empate e aquilo não teria acontecido", lembrou o zagueiro, capitão da equipe na ocasião.

Publicidade

Então comandado por René Simões, o Coritiba priorizou o torneio mata-mata em relação ao campeonato de pontos corridos. Nas cinco primeiras partidas, marcou apenas um ponto. O time só venceu pela primeira vez quando já havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo Inter­­nacional. Goleou o Flamengo por 5 a 0. No fim, não adiantou.

Se depender do elenco atual, a grave falha não se repetirá. O técnico Marcelo Oliveira, apesar de deixar aberta a possibilidade de descansar algumas peças, não irá mexer na espinha dorsal da equipe. Teo­­ri­­­­­­camente, Davi, Ander­son Aquino e Jonas são os mais cotados para assistir à partida das arquibancadas. Éverton Ribeiro, Éver­ton Costa, ex-Caxias, e Ma­­ranhão, respectivamente, seriam os substitutos.

Todos, no entanto, jogando como se fossem titulares. "Inde­pendentemente de quem vai jogar ou não, tem de estar focado. Esque­cer a Copa do Brasil, até mesmo porque o Brasileirão é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Vamos jogar em casa", disse Jéci, que pode reaparecer na zaga após se recuperar de contusão.

"Não sei se o professor vai optar por poupar ou não, mas a gente está com o pensamento de ir com força máxima domingo [hoje], para começar bem em busca da meta de ganhar todas em casa", emendou Éverton Costa, que tem boas chances de estrear pelo Alvi­verde. Outro ponto que difere os cenários de 2009 e de 2011 tem relação com o envolvimento do elenco. Há dois anos, havia um claro racha entre os atletas. A situação atual é bem diferente.

"Haviam coisas erradas, a gente não pode fugir da realidade. Mas este ano é completamente diferente. Grupo unido, não tem vaidade. É o segredo do Coritiba", garantiu Jéci, que, mesmo sem a faixa de capitão, continua a exercer uma forte liderança nos bastidores do Alto da Glória.

Publicidade

Ao vivo

Coritiba x Atlético-GO, às 16 horas, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real aqui no site da Gazeta do Povo.