O assunto na semana que antecede a última rodada do Brasileirão, além da expectativa de quem será o campeão e do último rebaixado, está em torno dos possíveis incentivos financeiros que equipes podem enviar para outras agremiações. As chamadas "malas pretas" e "malas brancas" tomaram conta do noticiário nesta semana e fizeram parte das conversas de torcedores e envolveram também a permanência do Coritiba na primeira divisão.

CARREGANDO :)

Essa tática de incentivar os jogadores de outras equipes, por times que precisam de resultados de terceiros não é novidade no futebol. Para ser campeão o Internacional precisa vencer o Coritiba, por um bom saldo de gols e torcer por uma derrota do Corinthians frente ao Goiás, em Goiânia.

Especulações dão conta que o time colorado vai enviar um incentivo de R$ 100 mil para os jogadores do Goiás vencerem a partida, e outros R$ 50 mil por gol marcado pelo time goiano. A diretoria do Inter, porém, não confirma a informação.

Publicidade

O técnico Geninho, do Goiás, não confirmou que a equipe receberá dinheiro do Inter, mas se acontecer acha normal.

"Não sei se isso vai acontecer, eu não ouvi falar nada disso lá no Goiás. Mas não vejo problema nenhum, se for para incentivar a vitória. Eu condeno o que chamam de 'mala preta', alguém pagar para você simular uma contusão ou perder o jogo. Mas premiar o jogador pela vitória, não vejo maldade", afirmou Geninho nesta quinta-feira, no Rio, durante o 2º Fórum Internacional de Futebol - Footecon.

Coritiba

O Coritiba que está diretamente envolvido nesta polêmica, pois enfrenta o Internacional e precisa vencer para ter chances de continuar na primeira divisão do futebol brasileiro. Mas só a vitória frente ao Inter não serve, o Coxa ainda precisa torcer por uma derrota do São Caetano contra o Cruzeiro ou da Ponte Preta contra o Brasiliense.

Mesmo precisando de uma combinação de resultados, o presidente Giovani Gionédis foi direto em relação ao assunto "mala preta". "No Coxa não existe isso, eu não admito esse tipo de incentivo. O Coritiba não recebeu nem enviou nenhuma mala para ninguém. Inclusive, se alguém quiser dar dinheiro para o Coritiba não precisa enviar em mala branca, preta, azul ou a cor que for, pode vir falar direto comigo, pois o Coritiba precisa de dinheiro", ironizou Gionédis.

Publicidade

O capitão Reginaldo Nascimento também não acredita nessa história de incentivo, e não espera nenhuma "mala" do Corinthians. "Olha, eu não acredito que isso aconteça. O Corinthians, por exemplo, sabe da importância que o jogo tem para nós e não precisa enviar nenhum incentivo. Estamos motivados naturalmente pela necessidade da vitória. Estamos focados somente do Internacional e precisamos vencer para continuar na série A, essa é a nossa motivação maior".

Já Juliano Rodriguez, secretário da torcida organizada Império Alviverde, não vê como um problema o Coritiba enviar dinheiro para o Cruzeiro vencer o São Caetano. "Não tem nenhum problema mandar um incentivo para os atletas jogarem melhor, seria falcatrua mandar dinheiro para um time jogar mal e perder uma partida", afirmou Rodriguez que completou: "o Coritiba não deve fazer isso, pois não tem dinheiro em caixa."