Durante uma entrevista coletiva em Ancara, na Turquia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta sexta-feira algumas críticas ao futebol brasileiro. Segundo ele, os craques só voltam a jogar no Brasil quando estão prestes a se aposentar. Depois, falando como um legítimo torcedor corintiano, ainda cutucou o atacante Ronaldo, do Corinthians. "Já faz três jogos que ele não faz gol", cobrou.
De acordo com Lula, não há clube hoje no Brasil com dinheiro para "levar um jogador de nível da seleção". "Essa é a realidade dos últimos 15 anos no Brasil", afirmou o presidente. "O Brasil não é mais onde se pratica o melhor futebol do mundo. O Brasil é o país que mais cria craques. É uma fábrica de produzir jogadores. Mas o bom futebol do mundo é praticado nos campeonatos europeus, no Campeonato Inglês, onde as pessoas têm mais dinheiro para pagar por jogador.
"O problema do esporte brasileiro é que, no Brasil, não vemos mais os jogadores atuarem quando estão no auge de suas carreiras", reclamou o presidente. "Vemos os jogadores atuarem até os 18 anos. Com 18 ou 19 anos, eles vêm para a Europa e ficam até 14 anos e voltam já aposentados. Só vemos eles jogarem pela tevê ou na seleção.
Nesse contexto, Lula destacou a situação de Ronaldo, que também passou muito tempo na Europa e retornou ao futebol brasileiro no começo do ano. "Ele voltou a ser uma sensação no Corinthians", afirmou o presidente, sem esquecer seu lado de torcedor. "Ele voltou a jogar, ainda que já faz três jogos que não marca gol", lembrou, garantindo também confiar no futebol do atacante. "Mas ele vai dar o título ao Corinthians.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia