Elenco
Rubro-Negro terá duplo batismo em SP
Se ainda não conseguiu encorpar o grupo com os reforços ofensivos e expressivos que queria, o Atlético ao menos vai começar a testar os novos contratados que compõem a defesa para a disputa do Nacional. O lateral-direito Wágner Diniz e o zagueiro Leandro estão confirmados e fazem a sua estreia com a camisa rubro-negra.
"O Wágner Diniz não foi contratado à toa pelo São Paulo. Só que lá a concorrência era muito grande e ele foi pouco aproveitado. É um bom jogador e atua em uma posição na qual temos dificuldades", justificou Leandro Niehues.
O treinador também comemorou o fato de um clube ter investido no defensor do Timãozinho, seu ex-clube. "A qualidade do nosso setor defensivo é notória, mas a contratação dele se justificou antes do esperado", afirmou, se referindo à suspensão de Manoel, por quatro jogos, pela confusão com o palmeirense Danilo pela Copa do Brasil.
Por pouco o clube não perdeu também Bruno Costa. Ele foi absolvido às vésperas da estreia no Brasileiro pela expulsão, também contra o Alviverde paulista, mas no jogo da volta do torneio nacional. "O Leandro joga bem pela direita e também como líbero. Com ele não tem improvisação. E me permite usar o Chico como volante (no lugar de Valencia)", justificou Niehues.
Sem os reforços almejados, com baixas em todos os setores e sob o descrédito da torcida. A difícil largada do Atlético no Campeonato Brasileiro esbarra ainda no propósito do Corinthians de salvar o seu centenário. A desclassificação na Libertadores, nesta semana, transformou a estreia no Nacional no marco da esperada recuperação alvinegra. Reação que o Rubro-Negro pretende adiar, hoje, às 16 horas, no Pacaembu.A preparação do único representante paranaense na elite focou no antes e depois do jogo de quarta dos paulistas. Se conquistasse a vaga na próxima fase do torneio continental, o Timão pretendia escalar os suplentes hoje. Com a eliminação, até o atacante Ronaldo pediu para participar da partida."A situação é simples. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Se fossem os reservas e acontecesse alguma coisa, iriam nos criticar. Com o time titular, vai depender de como eles estão digerindo a eliminação. Pelos discursos do presidente [Andrés Sanches], do Mano Menezes e do próprio Ronaldo, o objetivo é colocar uma pedra sob o que aconteceu e começar agora um novo projeto. Não acredito que vão estar abalados. São favoritos, não há como negar", analisou o técnico Leandro Niehues, estreante e mais novo entre os 20 treinadores da Série A, com 37 anos.
Recordista em partidas pelo Furacão, Alan Bahia indica qual postura poderia minimizar as dificuldades em São Paulo, como fez o time da Gávea ao eliminar os corintianos. "Sabemos que eles estão na pressão. Temos de jogar também. O Flamengo procurou o jogo, não ficou só atrás. Se ficarmos só nos defendendo, não vamos aguentar os 90 minutos", afirmou.
Até porque a zaga atleticana tem problemas. Manoel foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que negou na sexta-feira também o benefício do efeito suspensivo pedido pelo clube. No meio, Valencia está machucado, assim como o artilheiro Bruno Mineiro. Alex Mineiro também não está 100% e ficará apenas no banco.
"Não tivemos nunca todo o grupo à disposição. Nem os reforços chegaram. Mas não é desculpa. Trabalhamos bastante e estamos preparados", garantiu o treinador.
Segurar o Corinthians confirmaria isso e aliviaria um pouco o receio dos fãs rubro-negros. Uma enquete do site Furacão.com revela que 75,5% do torcedores acreditam que o clube vai brigar contra o rebaixamento. Dos 5.254 participantes, 14,5% acham que o time ficará na área de classificação para a Sul-Americana. Apenas 5,1% confiam na briga pela vaga na Libertadores e menos ainda, 4,8%, sonham com o título. "Vamos lutar neste Brasileiro para fazer uma boa campanha", promete o zagueiro Rhodolfo, contrariando a maioria.
Ao vivo
Corinthians x Atlético, às 16 horas, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes)
Deixe sua opinião