O Cruzeiro inicia nesta quarta-feira a briga pelo tricampeonato da Copa Libertadores. O time mineiro entra em campo às 21h50, em La Plata, na Argentina, onde enfrenta o Estudiantes na partida de ida da decisão da competição continental. Apesar dos receios com o surto de gripe suína no país vizinho, a delegação do time mineiro embarcou nesta terça-feira para a capital argentina ciente que enfrentará mesmo é uma verdadeira batalha no estádio Ciudad de La Plata.
Os dois times se enfrentaram na etapa inicial. O Cruzeiro estreou na competição continental com uma vitória por 3 a 0 sobre os argentinos no Mineirão, mas conheceu sua primeira derrota no jogo da volta. Em La Plata, foi goleado por 4 a 0.
Para o atacante Kléber, porém, o Cruzeiro nos últimos jogos "cresceu bastante fora de casa". "Está todo mundo pronto, todo mundo preparado para esse jogo. Preparado para uma guerra, para uma decisão", observou o "Gladiador", que estreou com a camisa celeste justamente no primeiro jogo contra o Estudiantes. E foi uma participação fulminante: ficou apenas 13 minutos em campo, marcou dois gols e em seguida recebeu dois cartões amarelos, sendo expulso.
Suspenso, depois de nova expulsão na Libertadores, Kléber não atuou na Argentina, quando o time mineiro foi goleado. "Sabemos que jogar uma decisão de Libertadores ainda mais com um time argentino é complicado", disse. "Mas o Cruzeiro cresceu bastante fora de casa, tem jogado bem fora de casa também isso é importante. Espero que a gente possa fazer um resultado bom lá para poder ter uma tranqüilidade maior no Mineirão".
Outra estrela da equipe mineira, o volante Ramires ressaltou que o foco do Cruzeiro é "encaminhar" o título no primeiro jogo. "É final, então o espírito vai ser diferente", garantiu o volante, que, negociado com o Benfica, se despede do clube após os dois jogos da final.
Desde a última sexta-feira em Goiânia, o elenco celeste fez uma última atividade na manhã desta terça. O técnico Adilson Batista comandou um coletivo tático secreto, fechado à imprensa. Com dores no tornozelo direito, o zagueiro Thiago Heleno ficou em tratamento no hotel e acabou sendo desligado do grupo na escala em Belo Horizonte. Com isso, Anderson deverá formar a dupla de zaga com Leonardo Silva. O volante Henrique participou normalmente da atividade e deverá começar jogando.
A delegação embarcou no início da tarde para o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e depois seguiu em voo fretado para a Argentina. O clube tomou uma série de procedimentos para evitar a gripe suína Todo efetivo o celeste ficará hospedado em um andar isolado do Hotel Caesar Park, em Buenos Aires, que, segundo o Cruzeiro, recebeu "todas as medidas de higienização necessárias".
O clube levou na bagagem cerca de 200 máscaras e complexos de vitamina C. Logo após o jogo, a delegação segue direto do estádio para o Aeroporto de Ezeiza, retornando para o Brasil.
No Estudiantes, a preocupação maior é com o estado físico do meia Veron, cérebro da equipe, que não atuou nas semifinais, contra o Nacional do Uruguai, por estar contundido. Recuperado, ele promete que seu time vai entrar com tudo para conseguir um bom resultado atuando em casa.
"Este é um time bem armado, em todos os sentidos, e demonstrou muito caráter, disciplina e personalidade, virtudes fundamentais para a competição", declarou o meia, que tenta igualar o feito de seu pai, Juan Veron, que participou da campanha do tricampeonato da Libertadores obtido pela equipe, em 1968, 1969 e 1970.
*** *** *** ** *** *** ***Estudiantes x Cruzeiro - 08/07/2009, às 21h50 (de Brasília)
Local: Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (ARG)Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Estudiantes - Andújar; Cellay, Schiavi, Desábato e Re; Pérez, Braña, Verón e Benítez; Fernández e Boselli. Técnico: Alejandro Sabella.
Cruzeiro - Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Anderson e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Wellington Paulista e Kléber. Técnico: Adilson Batista.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião