• Carregando...

A equipe do Cruzeiro Esporte Clube desbancou o favoritismo da dupla de quenianos e venceu na tarde de ontem a 32.ª Prova Rústica Tiradentes, em Maringá. O mineiro João Ferreira de Lima, 32 anos, o João da Bota, marcou o tempo de 29min33 e terminou em primeiro lugar. "Foi uma prova muito difícil com um ritmo forte", comentou ofegante, logo após cruzar a linha de chegada.

João da Bota só se destacou dos adversários a poucos metros do fim. Até então, ele dividia a ponta com Paulo Alves dos Santos (2.° lugar, com 29min35) e William Amorin (3.° lugar, com 29min59).

A vitória de ontem teve o dedo do técnico Alexandre Minardi, que comemorou agitando a bandeira do clube. Antes da prova, ele percorreu o percurso e orientou seu pupilo a forçar o ritmo após a subida ao redor do Bosque 2. O atleta obedeceu e, no sprint final, assegurou os R$ 3 mil e o troféu. João da Bota começou a correr na roça, em 1998, na região de Grão Mogol (a 600 quilômetros de Belo Horizonte).

Já na disputa feminina, a vencedora teve maior tranqüilidade. Marizete de Paula Rezende, 31 anos, conquistou o bi com o tempo de 34min52. Ela também venceu a competição em 2003. Mesmo sem patrocínio, ela ressaltou que a participação em Maringá foi preparação para a Maratona de São Paulo, em junho. "Gostaria de ter feito um tempo melhor, mas estou feliz", comemorou.

Aproximadamente dez mil pessoas incentivaram os atletas das ruas e prédios. O secretário de Esportes, Roberto Nagahama, aprovou as mudanças. As provas mirins foram transferidas para o período da manhã para evitar que as crianças passassem mal como nos anos anteriores, quando a largada era após o almoço. O resultado foi a queda de 300 para 30 atendimentos médicos durante a corrida.

Já o coordenador da Tiradentes, Jorge Soriano, apontou que as atletas femininas também ganharam, pois tiveram uma largada e uma chegada só para elas, ao contrário dos anos anteriores quando saíam junto com os homens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]