A posição é de liderança, mas o Cruzeiro se despediu de forma melancólica da primeira fase do Campeonato Mineiro. Com time de reservas, a equipe perdeu por 3 a 1 para o Democrata, neste domingo, em Governador Valadares, depois de sair na frente do placar. Com o resultado, o time de Adilson Batista se classificou para enfrentar o Villa Nova nas quartas de final. O primeiro confronto será daqui a uma semana, no Mineirão.

CARREGANDO :)

O resultado representou a quebra de uma invencibilidade de 15 anos, tempo que o Cruzeiro não perdia para o Democrata. A equipe da casa se manteve na terceira posição e confirmou o confronto na próxima fase com o América, sexto colocado.

A partida reunia duas equipes garantidas por antecipação na segunda fase. Mas a motivação dos reservas do Cruzeiro e vontade do grupo do Democrata diante de um grande adversário fizeram um confronto aberto. Tanto que a primeira chance foi criada a um minuto, quando Wanderson arriscou chute de longe e Rafael soltou. Eraldo pegou o rebote e, frente a frente com o goleiro, chutou pressionado por Caçapa, mas a bola foi para fora.

Publicidade

O Cruzeiro não se intimidou e, ao contrário do adversário, aproveitou a primeira oportunidade que teve. Kieza recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou da entrada da grande área. A bola saiu forte e rasteira, tocando no pé da trave direita de Bruno antes de balançar a rede. Assim o time celeste abria o placar aos cinco minutos.

Mas a vantagem no placar não refletia a superioridade do Democrata. A equipe da casa não deixava o Cruzeiro jogar e criava as melhores oportunidades, principalmente com Eraldo. Irritado com as chances perdidas, o centroavante chegou a discutir com Dudu Araxá durante a parada do tempo técnico. A Raposa voltou a ameaçar apenas no fim da primeira etapa, quando Bernardo avançou pela direita e cruzou para Marcos, que mandou uma bomba no travessão.

Mas foi começar o segundo tempo para a justiça ser feita. O Democrata levou perigo novamente a um minuto de partida, e Rafael voltou a falha, desta vez com conseqüências mais graves. Alex Santos arriscou chute de fora da área, e a bola passou por entre as mãos do goleiro cruzeirense. Com o frango, o time de Governador Valadares empatou.

Embalado pela empolgação de enfrentar o líder, o Democrata continuou em cima, chegando perto da virada em duas oportunidades seguidas. Mas aos 16 minutos, numa nova falha individual do Cruzeiro, o time da casa virou o placar. Mesmo com a bola dominada na entrada da área, Camilo perdeu para Wanderson, que chutou forte e fez 2 a 1.

O gol aconteceu pouco depois de Adilson Batista optar pela entrada do rápido Dudu no lugar de Bernardo, e com a desvantagem, o técnico do Cruzeiro ousou ainda mais. Desta vez, tirou Camilo para a entrada do atacante Anderson Lessa. No entanto, a Raposa continuava sem alternativas para chegar ao ataque. Desorganizado, o time não conseguia aproveitar a postura ofensiva do adversário e explorar as laterais.

Publicidade

Aos poucos o Democrata foi se fechando, e o Cruzeiro foi criando mais chances. No entanto, não teve competência para marcar gols e ao menos garantir o empate. A melhor chance foi aos 35 minutos, quando Wellington Paulista recebeu bom lançamento de Dudu, driblou o goleiro, mas chutou na rede pelo lado de fora. E confirmando uma tendência de toda partida, o time da casa mostrou maior eficiência e selou a vitória aos 38 minutos, com Celinho, que recebeu passe dentro da área e marcou o terceiro.