Veja a tabela das porcentagens de acordo com as idades
Idade - Porcentagem23 anos - 0,5%22 anos - 0,5% 21 anos - 0,5% 20 anos - 0,5% 19 anos - 0,5% 18 anos - 0,5% 17 anos - 0,5% 16 anos - 0,5% 15 anos - 0,25% 14 anos - 0,25% 13 anos - 0,25% 12 anos - 0,25%
A frase "dinheiro não cai do céu" poderá ser desmentida na Toca da Raposa II. Isto porque, mesmo sem ter percentual algum sobre os direitos federativos do volante Ramires, do Benfica de Portugal, o clube mineiro poderá embolsar cerca de R$ 712 mil.
Esse número foi estipulado de acordo com o valor da negociação entre Benfica e Chelsea da Inglaterra, que poderá chegar a £ 17 milhões (cerca de R$ 47,5 milhões). Como o jogador esteve no Cruzeiro entre 2007 e 2009, o clube teria direito a 1,5% dessa negociação, com base no regulamento da Fifa.
Entenda o regulamento
A Fifa considera a idade de formação de jogadores profissionais dos 12 aos 23 anos, independentemente se terem jogado em clubes amadores ou profissionais. Quando ocorre uma transferência, mesmo após o atleta completar 23 anos, a Fifa retém, automaticamente, 5% do valor dessa negociação para que seja feito um rateio entre todos os clubes que contribuíram na formação do jogador.
Esses 5% são divididos de acordo com uma tabela estipulada pela própria FIFA (Veja o quadro ao lado). Com isso, cada clube formador recebe uma quantia, levando-se em conta o número de anos que contribuiu para a formação do atleta. No caso do Cruzeiro, esse percentual é de 1,5%.
O advogado Antônio Sérgio Figueiredo dos Santos, especialista em Direito Desportivo, lembrou que o Cruzeiro, assim como os demais clubes que ajudaram no desenvolvimento de Ramires, devem encaminhar um requerimento à Fifa para receberem suas parcelas.
"A Fifa retém automaticamente esses 5%, e os clubes formadores, amadores ou profissionais, têm no máximo dois anos para encaminharem um requerimento à entidade para receber o dinheiro. É um requerimento simples feito através da CBF, que emite um certificado comprovando que o atleta atuou pelo clube. Caso algum dos clubes não faça esse pedido no prazo estipulado, a Fifa fica com o dinheiro."
Deixe sua opinião