O Cruzeiro assume a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Fortaleza por 2 a 0, em pleno estádio Castelão, na tarde deste sábado, na capital cearense. Para confirmar o primeiro lugar da competição com 21 pontos, antes da paralisação para a Copa do Mundo, a Raposa precisa torcer para o São Paulo não vencer o Juventude, no domingo, em Caxias do Sul. O time cearense segue com dez pontos e corre risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento.
Os próximos compromisso das duas equipes serão no dia 12 de julho. O Cruzeiro recebe o Corinthians, enquanto o Fortaleza encara o Atlético-PR na Arena da Baixada.
Bala fura feio
O time cearense queimou uma substituição aos oito minutos, com Mazinho Lima lesionado, dando lugar a Róbson. O Tricolor tentou aos 14 minutos, com Rinaldo recebendo lançamento de Maurílio, mas chutando fraco para a defesa de Fábio. A Raposa respondeu aos 15. Michel cruzou na área para Thiago Heleno cabecear. Albérico defendeu, mas o zagueiro pegou o rebote e abriu o placar.
Os cearenses perderam duas chances seguidas. Aos 30, Ivan cruzou para Rinaldo cabecar por cima do gol. E aos 33, o atacante cruzou para Maurílio matar mal e chutar em cima do goleiro. Aos 36, o artilheiro Wagner sentiu uma lesão e Francismar entrou, dando sorte ao Cruzeiro. No primeiro lance, puxou um contra-ataque com um belo lançamento para Gil invadir a área e chutar cruzado, fazendo 2 a 0.
Na segunda etapa, a equipe celeste voltou mais fechada, apostando apenas nos contra-ataques ou nas bolas paradas. Aos oito minutos, o zagueiro Edu Dracena bateu uma falta que raspou o travessão do goleiro Albérico.
O atacante Carlinhos Bala, que entrou no lugar de Élber, protagonizou o lance mais esquisito do jogo. Aos 42 minutos, em um contra-ataque de dois atacantes contra um defensor, Gil tocou para o artilheiro, sozinho, furar feio, deixando a bola passar livre para a linha de fundo.