• Carregando...

Cuba precisa investir milhões de dólares nas suas deterioradas instalações esportivas para manter seu nível competitivo na Olimpíada de Londres-2012.

Cuba foi durante três décadas a grande potência olímpica latino-americana, mas suas instalações esportivas se encontram deterioradas -- situação agravada na atual crise econômica.

No Estádio Latino-Americano de Havana, "templo" do beisebol, esporte mais popular do país, só há partidas diurnas, porque os holofotes não funcionam.

Dezenas de piscinas estão abandonadas, e na Cidade Desportiva os atletas sofrem com o calor tropical, pois o ar-condicionado está quebrado.

"O custo da urgentíssima reparação do Centro de Treinamento de Alto Rendimento 'Cerro Pelado', que dá 80 por cento das medalhas de Cuba, exige mais de 600 mil dólares", disse o relatório publicado no site estatal Cubadebate (www.cubadebate.cu).

A nova iluminação do Estádio Latino-Americano custaria 400 mil dólares, e o ar-condicionado da Cidade Desportiva sairia por 1,2 milhão de dólares, segundo o texto. Ao todo, segundo a reportagem, seriam necessários investimentos superiores a 2 milhões de dólares só nas principais instalações do país.

Cuba tradicionalmente usa o esporte como vitrine do seu sistema socialista. Em Atenas-04, o país obteve nove medalhas de ouro e ficou na 11a posição. Já em Pequim-08, ressentindo-se da crise, conquistou apenas duas medalhas de ouro e caiu para a 28a posição, sendo superada pelo Brasil, com três ouros.

Especialistas dizem que a falta de investimentos é apenas uma parte do problema, somada à deserção de esportistas atraídos por contratos profissionais no exterior.

"Não é inaptidão nem má fé de ninguém. Para qualquer pessoa honesta, ter que escolher ou decidir onde colocar o pouco que há é uma tremenda dor de cabeça e de coração", disse o comentarista oficial Reinaldo Taladrid no Cubadebate.

Ele informou que o Instituto de Desportes irá retomar em 2010 a "Série Seletiva", um torneio de elite que reúne os melhores jogadores de beisebol do país, numa aparente tentativa de retomar o bom rendimento da ilha, que teve resultados decepcionantes no 2o Clássico Mundial, em 2009 nos EUA, na Copa do Mundo de 2009 na Europa e na Olimpíada de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]