A inclusão de mais um esporte na vida de um atleta exige alguns cuidados, especialmente em relação ao aumento do tempo dedicado ao treinamento. O risco é de over trainning (o treino em excesso, que resulta em fadiga, alteração do sono, do humor e aumenta o risco de lesão). Além de criar períodos de repouso, para o corpo assimilar os estímulos dos novos exercícios, alguns detalhes precisam ser observados.
A treinadora da 4Run Assessoria Esportiva, Elenise Esther Matias, destaca que, para quem vai agregar corrida a outro esporte, precisa começar com caminhadas, seguidas de trotes, para então acelerar. A progressão é necessária para que o corpo se habitue com o impacto dos movimentos.
Se a escolha foi a inclusão do ciclismo, o uso do capacete é obrigatório. "É interessante que se programe treinos nos parques e ciclovias antes de arriscar na rua, por causa do trânsito. Vale lembrar que ciclista deve andar no sentido da via. O fluxo na contramão é exclusivo para pedestres", lembra Elenise. Seja qual for a modalidade escolhida, é importante buscar orientação de um profissional de Educação Física.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião