O curitibano fã de velocidade pode ter de refazer o seu trajeto quando for acompanhar o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) a partir de 2011. Isso porque a categoria estuda trocar o tradicional Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, pelas ruas do Centro Cívico. A alteração, se concretizada, atenderá a um apelo cada vez maior por provas mais emocionantes e imprevisíveis, algo que os circuitos de rua bem concebidos podem dar.
"Quando garoto, me acostumei a acompanhar provas de automobilismo na Cândido de Abreu, com carreteiras e Vemaguetes. Faz quanto tempo que Curitiba não realiza uma prova de rua?", comenta Augusto Farfus, organizador do WTCC em Curitiba e pai do piloto da BMW, Augusto Farfus Júnior.
Segundo ele, a mudança ainda está sendo estudada, mas é uma vontade de todos os envolvidos. O ponto de partida da ideia é justamente a Avenida Cândido de Abreu, apta a receber a reta e uma considerável área para logística, boxes e arquibancadas nas suas ruas laterais. Todavia, mensurar por quais ruas do bairro a prova passaria, pelo projeto ainda estar em um estágio embrionário, ainda é prematuro (Veja abaixo um esboço feito pela Gazeta do Povo).
"É uma ideia antiga. Não sou integralmente o pai dela, mas sim o prefeito Beto Richa, que sempre quis fazer um evento como esse na rua. A nossa vontade surgiu muito antes desta iniciativa da Fórmula Indy em São Paulo, já chegou a ser conversado com o Marcelo Lotti (diretor-geral da categoria) no ano passado. Se acontecer, será um grande evento, mais próximo ao público e diferente. A abertura dará mais emoção", analisa Farfus.
Atualmente, o único circuito de rua do WTCC é na etapa final, em Macau. "Lá acontece uma das provas mais legais do ano. É possível você identificar o verdadeiro piloto, é como você levar todos de volta ao kart", completou Farfus Júnior.
O piloto curitibano da BMW também gosta da ideia, porém ela ainda deverá ser levada à mesa de negociação logo após a etapa deste ano, no dia 7 de março.
O contrato da prefeitura de Curitiba com a organização do WTCC termina oficialmente neste ano, mas os contatos para a extensão do vínculo com a prova já estão em andamento. Como 2010 é um ano de transição, em virtude das mudanças de regulamento para 2011 (como a padronização dos motores 1.6 turbo a etanol, para o WTCC e WRC, o Mundial de Rali) e a provável entrada de novas montadoras (como a Ford) e retorno das que saíram (Seat e Honda), a prova de rua, em Curitiba, tem boas chances de sair do papel.
"É um outro processo de negociação. A categoria vem chamando a atenção de outras cidades brasileiras, mas iremos trabalhar para que o WTCC siga em Curitiba, com essa novidade boa", finalizou o organizador.
Mãos à obra
A partir do mapa da região do Centro Cívico, crie o seu traçado para o circuito de rua de Curitiba e envie para a Gazeta do Povo. As ideias mais interessantes serão publicadas nesta sexta-feira no site.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião