• Carregando...
Curitiba espera que visitantes que estiquem suas viagens | Hugo Harada / Gazeta do Povo
Curitiba espera que visitantes que estiquem suas viagens| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Distante 852 quilômetros da subsede mais próxima da Copa das Confederações – Rio de Janeiro –, Curitiba também espera tirar proveito do torneio preparatório para a Copa do Mundo. Seja aguardando turistas que esticarem suas viagens pelo país ou observando as experiências nas cidades que receberão jogos para minimizar erros em 2014.

De acordo com estudo divulgado pelo Ministério do Turismo em outubro, a capital paranaense é o oitavo destino brasileiro mais visitado por estrangeiros. Segundo o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, locais como Foz do Iguaçu, Vila Velha e Ilha do Mel também devem atrair estrangeiros durante a Copa das Confederações. "Tenho certeza de que vamos receber gente por aqui. Temos uma das Sete Maravilhas do mundo [Cataratas do Iguaçu] e estamos em todos os roteiros", afirmou.

O professor de gerenciamento de custos do ISAE/FGV, Jerry Kato, acredita que outro ponto que pode atrair turistas durante a Copa das Confederações é o reconhecimento de Curitiba como uma capital organizada. "Acho que se houver iniciativas organizadas de eventos, teremos um fluxo econômico bastante interessante", analisou. Para o especialista, o maior legado dos eventos esportivos que o país vai receber é a vitrine que oferecem. "Teremos uma ótima visibilidade como potência emergente".

O panorama de preparação, porém, não entusiasma além da conta. Para o secretário, os impactos financeiros em Curitiba durante a competição não seriam significativos ainda que uma cidade mais próxima da capital, como Porto Alegre ou São Paulo, estivesse entre as subsedes. "Não faria diferença. Esse torneio é muito rápido. É interessante para ver mobilidade, segurança, etc.", garantiu.

Para Cunha, mais do que esperar turistas, o governo estadual e a prefeitura de Curitiba devem aproveitar a Copa das Confederações para observar em outras cidades o funcionamento das estruturas que serão utilizadas no Mundial. "A gente quer ver a atuação dos voluntários, os equipamentos temporários, como vai ser a parte de segurança", enumerou.

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, Curitiba deve receber cerca de 500 mil turistas durante a Copa do Mundo de 2014 — sendo em torno de 100 mil estrangeiros. O estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) considerou pesquisas com o público presente no último Mundial, realizado na África do Sul, e uma análise de movimentação do turista brasileiro. A cidade já recebe em média 283 mil visitantes por mês.

A expectativa é de que o estrangeiro gaste aproximadamente R$ 11,4 mil em solo brasileiro e que o tempo médio de permanência seja de 17,6 dias durante o Mundial. Nesse período, estima-se que a média de cidades visitadas seja de 3,8 e que a mais procurada pelos estrangeiros seja o Rio de Janeiro, com 413 mil visitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]