Misto de dança, luta e jogo. Assim é definida a prática da Capoeira Angola (CA), que será discutida, debatida e, principalmente praticada, entre os dias 7 e 10 de dezembro no 3.º Encontro Sul-Sudeste dessa mistura afro-brasileira. O evento pretende reunir os mais respeitados mestres do país, além de promover a confraternização entre os praticantes de todo o país.

CARREGANDO :)

São esperados quase 150 participantes. "Será um evento aberto para todas as pessoas, inclusive para os que nunca praticaram a Capoeira Angola. Os interessados só precisam chegar até o local para logo ir se integrando com o pessoal. Na CA é assim, o mais novo aprende com o mais velho, sem nenhuma distinção. É muito Legal", disse o Contra-Mestre Negão.

Além das rodas de capoeira, serão realizadas várias oficinas de movimentos e de música, segundo os organizadores do encontro, promovido pela Associação de Capoeira Angola Dobrada – ACAD. A inscrição para o evento será de R$ 25,00 e pode ser feita no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 931).

Publicidade

Também serão ministradas aulas de dança Afro e Afoxé. "Vai ter uma oficina bem bacana de dança afro com o Mestre Benerval, bastante conhecido aqui em Curitiba. Já no sábado, no período da tarde, acontece uma aula de Afoxé com o Mestre Môa do Katendê. Ele é muito bom, experiente e comanda um cortejo em Salvador-BA", explica Negão.

O objetivo principal do evento é promover o encontro dos chamados "angoleiros" das regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo esperados praticantes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já confirmaram presença dos Mestres Jurandir (Fundação Internacional de Capoeira Angola - FICA), Peixe (Grupo Cosmos), Emanuel (Grupo Ypiranga de Pastinha), Baba (Rio de Janeiro), Môa do Katendê e Kunta Kinté, que desenvolve seu trabalho no Paraná.

"Vai ser uma confraternização muito bacana. São pessoas de 6 a 99 anos que praticam a CA. Teremos também várias apresentações musicais, tambor crioulo e várias outras manifestações culturais", conclui o Contra-Mestre Negão.

O que é Capoeira Angola

A CA é uma conjugação de diferentes manifestações culturais, que reflete os anseios dos grupos étnicos que surgiram da mistura da cultura de povos africanos e índios brasileiros no início da colonização no Brasil. Tem aspectos de dança, luta, jogo, ritual, mímica e música, que é praticada e preservada por diferentes grupos.

Publicidade

A conjugação de todos esses elementos gera uma arte que não pode ser classificada para atender a apenas uma dessas facetas, sob pena de perder sua originalidade. Seu aspecto corporal lúdico faz com que a CA seja praticada em diferentes partes do mundo, o que gera um clima de congregação entre os seus praticantes.

História da ACAD

A Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) foi criada em 1992, em Kassel, na Alemanha, por mestre Rogério Soares e mestre Índio, quando moravam por lá. Hoje, possui núcleos em 7 cidades da Alemanha (Kassel, Frankfurt, Freiburg, Köln, Hamburg, Karlsruhe e Göttingen) e no Brasil em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Confira a programação do encontro:

Quinta-feira (7) às 19 horas

Publicidade

– Roda de abertura do encontro (Ginásio do Sesc da Esquina)

Sexta-feira (8)

- Oficina de Capoeira Angola (16h)- Oficina de Afoxé (18h)- Roda de Capoeira Angola (20h)

Sábado (9)

- Oficina de Capoeira Angola (10h)- Oficina de Dança Afro (14h)- Debate sobre a presença da CA no exterior e no Brasil (17)

Publicidade

Domingo (10)

- Roda de encerramento do encontro em frente e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem (13h)Obs: Se chover, o evento vai acontecer no Ginásio do Sesc da Esquina

Serviço

3.º Encontro Sul-Sudeste de Capoeira Angola

Inscrição: R$ 25,00, no localEndereço: SESC da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 931)Informações: Contra-Mestre Negão (41) 9626-0713 ou 3336-8969.

Publicidade