A nata do golfe brasileiro tem data e local para ser encontrada em Curitiba. A partir de hoje, no Graciosa Country Club, quando inicia a 59.ª edição do campeonato mais antigo e tradicional do esporte no Brasil, o Aberto Cidade de Curitiba.
A competição terá quatro etapas e contará com a participação de golfistas amadores e profissionais. Na primeira delas (hoje e amanhã) o torneio será para os iniciantes. No fim de semana, golfistas amadores de nível intermediário. Já o ápice da competição ocorrerá entre os dias 5, 6 e 7 de abril.
Entre os destaques estarão os paranaenses Eduardo Pesenti e Máximo João Kopp que representaram o Brasil no Mundial de Golfe amador, realizado na África do Sul, em outubro do ano passado.
"Estarão em Curitiba os melhores profissionais e amadores do Brasil. Mesmo que não valha para o ranking nacional os golfistas vêm pela tradição", afirma Antônio Carlos Tatau Ribeiro, vice-presidente da Federação Paranaense de Golfe.
Embora de Curitiba seja o mais tradicional do Brasil a competição só contará pontos para o raking estadual. O motivo é o tamanho do campo, de apenas 9 buracos quando o exigido pela Confederação Brasileira são 18. Dessa forma para se realizar uma partida é necessário que se jogue duas vez em cada buraco.
No golfe, vence o jogo quem completar os 18 buracos com o menor número de tacadas. Para equilibrar os jogos há o sistema de handicap que são tacadas de bonificação dependendo do nível do jogador. Os profissionais tem handicap zero, já os amadores variam de acordo com o desempenho.
Deixe sua opinião