Dos navios ingleses até as quadras de Curitiba, a história do pádel esporte semelhante ao tênis, mas com algumas peculiaridades percorreu cerca de 117 anos. De lá para cá, a modalidade cresceu no Brasil, principalmente na capital paranaense, onde a 1.ª etapa do Campeonato Paranaense será disputada a partir desta sexta-feira (23). O torneio conta pontos para o Brasileiro, por isso são esperadas pelo menos 140 duplas de todo o Brasil.
A competição vai contar com atletas de cinco categorias (masculino, feminino, sênior, damas e menores) e valerá 1.000 pontos no ranking. O pádel, para quem não conhece, é um esporte que é jogado em duplas, com raquetes em quadras de 10 por 20 metros, e em piso asfáltico ou de grama, semelhante ao do tênis. Outra semelhança é a bola, a mesma utilizada pela modalidade co-irmã.
As maiores esperanças paranaenses no torneio são Bruno Nakid, de 23 anos, e André Freitas, 19, que foi campeão mundial na Espanha em 2005 na principal categoria do evento a sub-18. As partidas serão disputadas na Academia Curitiba Rackets (Rua Manuel Hygino dos Santos, 18 Vila Guaíra) até domingo (25).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião