O Curitiba Rugby Clube (CRC) recebe o San Diego-RS neste fim de semana, pela terceira rodada da Liga Sul 2009. A equipe quer a terceira vitória em três jogos para não só se igualar na liderança do torneio com o Desterro-SC, time que já tem três triunfos, mas também para definir contra o adversário catarinense, fora de casa, o título da competição. Mas quem for acompanhar a partida neste sábado, no Centro de Capacitação Esportiva da Paraná Esporte, no Tarumã, também verá mais.
Com um número ainda restrito de praticantes no Brasil, o rúgbi é muito popular em países como Inglaterra, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, França, Itália, País de Gales, Escócia, Argentina, entre outros. Diante deste fato, os brasileiros estão participando ativamente de uma campanha para que o esporte seja um dos dois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai incluir nos Jogos de 2012, em Londres. O rúgbi briga com outras seis modalidades (squash, beisebol, caratê, golfe, patinação e softbol) para voltar a participar do evento. A última aparição do rúgbi nas Olimpíadas foi em 1924, em Paris.
"Temos disseminado este movimento junto aos paranaenses, a ideia é justamente buscar contribuir a um grande abaixo assinado que vem sendo feito ao redor do mundo (no site www.olympic-rugby.org) e ver a volta do rúgbi aos Jogos", disse o secretário do CRC, Juarez Villela, à Gazeta do Povo.
Não está definida nenhuma ação pontual antes, durante ou depois da partida contra os gaúchos. O foco é repassar a ideia de ver a volta do esporte, justamente em um país no qual ele é muito popular.
Enquanto aguarda a disputa nos bastidores do COI, os jogadores do Curitiba Rugby Clube esperam uma partida complicada contra o San Diego, mas crêem na vitória em casa.
"Antecipamos o jogo que seria em julho por conta das férias escolares, porém acabou coincidindo com a final do Paranaense (contra o Maringá Hawks). Para lá vamos mandar juvenis e alguns veteranos, a parte mais forte da nossa base vai buscar a vitória na Liga. É um time perigoso, contudo creio que podemos ganhar e decidir o título contra o Desterro lá em Santa Catarina", explicou Villela.
Além da Liga Sul, o CRC também não perde de vista o Campeonato Brasileiro, que começa em agosto e irá durar dois meses e meio. "Teremos sete jogos, não será nada fácil", concluiu o dirigente do time curitibano.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião