Pela primeira vez na história, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) vai receber uma etapa do World Touring Car Championship (WTCC), uma das mais importantes competições do automobilismo mundial. Organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o campeonato oficial da categoria Turimo acontece nos dias 1.º e 2 de julho e tem o paranaense Augusto Farfus Júnior como representante do Paraná.
Em negociação há pelo menos quatro meses, a vinda da categoria para pistas brasileiras foi definida neste início de semana. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, foi até a cidade de Minza, na Itália, para assinar o contrato com o diretor geral da FIA-WTCC, Marcelo Lotti.
"Dois representantes da categoria estiveram em Curitiba por duas vezes em visitas extra-oficiais, quando eles fizeram analises de viabilidade técnica e financeira. Por fim, uma terceira visita, desta vez oficial, praticamente selou o acordo firmado esta semana pelo prefeito", disse o secretário de Esportes de Curitiba, Raul Plasmanm.
Para a Plasmanm, o evento terá um grande impacto na cidade. "Mais uma vez Curitiba será mostrada para o mundo inteiro, já que haverá a transmissão simultânea para cerca de 140 países. Além disso, vai acontecer um aquecimento do turismo e da economia".
Curitiba já recebeu em 2006 alguns eventos nacionais importantes. No velódromo do Jardim Botânico os melhores jogadores do Futebol de Areia disputaram um desafio internacional e no Parque Barigui foi disputada uma etapa Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
A realização da WTCC em Curitiba abre "as portas de Curitiba para a possibilidade da vinda de outras competições internacionais de automobilismo", disse Raul Plasmanm.
O campeonato
Serão disputadas duas baterias, uma no dia 1.º e outra no dia 2, e o vencedor da etapa será definido na média de resultados entre as duas corridas. Participarão da competição as equipes oficiais das montadoras Alfa Romeo, BMW, Seat, Chevrolet, Peugeot, Lada e Honda, além de equipes independentes. O paranaense Augusto Farfus Júnior venceu a última etapa, disputada neste final de semana no autódromo de Monza, na Itália. Após terminar a primeira bateria na última colocação, o grid foi invertido para a 2.ª bateria e Farfus largou na pole. O piloto paranaense liderou de ponta-a-ponta, venceu a corrida e terminou a primeira etapa na 2.ª colocação geral na classificação.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião