Pela primeira vez na história, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) vai receber uma etapa do World Touring Car Championship (WTCC), uma das mais importantes competições do automobilismo mundial. Organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o campeonato oficial da categoria Turimo acontece nos dias 1.º e 2 de julho e tem o paranaense Augusto Farfus Júnior como representante do Paraná.

CARREGANDO :)

Em negociação há pelo menos quatro meses, a vinda da categoria para pistas brasileiras foi definida neste início de semana. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, foi até a cidade de Minza, na Itália, para assinar o contrato com o diretor geral da FIA-WTCC, Marcelo Lotti.

"Dois representantes da categoria estiveram em Curitiba por duas vezes em visitas extra-oficiais, quando eles fizeram analises de viabilidade técnica e financeira. Por fim, uma terceira visita, desta vez oficial, praticamente selou o acordo firmado esta semana pelo prefeito", disse o secretário de Esportes de Curitiba, Raul Plasmanm.

Publicidade

Para a Plasmanm, o evento terá um grande impacto na cidade. "Mais uma vez Curitiba será mostrada para o mundo inteiro, já que haverá a transmissão simultânea para cerca de 140 países. Além disso, vai acontecer um aquecimento do turismo e da economia".

Curitiba já recebeu em 2006 alguns eventos nacionais importantes. No velódromo do Jardim Botânico os melhores jogadores do Futebol de Areia disputaram um desafio internacional e no Parque Barigui foi disputada uma etapa Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

A realização da WTCC em Curitiba abre "as portas de Curitiba para a possibilidade da vinda de outras competições internacionais de automobilismo", disse Raul Plasmanm.

O campeonato

Serão disputadas duas baterias, uma no dia 1.º e outra no dia 2, e o vencedor da etapa será definido na média de resultados entre as duas corridas. Participarão da competição as equipes oficiais das montadoras Alfa Romeo, BMW, Seat, Chevrolet, Peugeot, Lada e Honda, além de equipes independentes. O paranaense Augusto Farfus Júnior venceu a última etapa, disputada neste final de semana no autódromo de Monza, na Itália. Após terminar a primeira bateria na última colocação, o grid foi invertido para a 2.ª bateria e Farfus largou na pole. O piloto paranaense liderou de ponta-a-ponta, venceu a corrida e terminou a primeira etapa na 2.ª colocação geral na classificação.

Publicidade