A atleta curitibana Carolina Schrappe vai representar o Paraná no Torneio Nacional de Apnéia Estática (o máximo de tempo sem respirar em uma piscina), no próximo domingo na Rio Boat Show, feira de náutica realizada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Grande promessa do Mergulho Livre no país, Carolina é favorita para conquistar o 1.º lugar da competição.
Recém chegada de Grand Cayman, no Caribe, Carolina foi a segunda colocada no 1.º PFI Invitational Competition, que reuniu competidores dos Estados Unidos, Canadá, Brasil e República Tcheca. Além das competições, foram realizados cursos e tentativas de quebras de recordes mundiais.
As próximas competições serão no segundo semestre. Atletas de toda a América Latina estarão em Florianópolis-SC no Torneio Internacional Indoor de Apnéia Estática e Apnéia Dinâmica. Já em Setembro, em Goiânia-GO, acontece o Campeonato Brasileiro de Mergulho livre em várias modalidades. Estas competições somam pontos para o ranking mundial que classifica para o Mundial do Egito que será disputado em Novembro. A seleção brasileira feminina é uma das candidatas ao título.
Patrocínio
Esporte que cresce a cada ano, o Mergulho Livre ainda não recebe o reconhecimento necessário de empresas e instituições. "Precisa ter muita garra, já que é muito difícil sobreviver somente do esporte. Tenho pesquisado muito sobre leis de incentivo para buscar algum tipo de patrocínio oficial, mas a maioria delas prevê apenas o benefício à modalidades olímpicas", disse Reinaldo Alberti, empresário e instrutor de mergulho, além de técnico e marido de Carolina.
O grande patrocinador da atleta é a própria Carolina. "A maioria da verba de patrocínio que conseguimos vem dos cursos que ela ministra. Temos uma escola de mergulho, mas só isso não paga todos os custos de viagens que ela tem", explica Alberti.
Sem o apoio de outros patrocinadores, a idéia é montar um site e criar uma marca de roupas para ajudar nos gastos. "Além disso, vamos destinar 20% do lucro que será criado com a marca para uma instituição de caridade".
Carolina começou a competir em 2001. Naquele ano foi a campeã das duas seletivas nacionais para o Campeonato Brasileiro de Mergulho Livre. No Nacional, foi vice-campeã daquele ano. Ainda em 2001 foi 4.ª colocada por equipes junto com a seleção brasileira que disputou o Mundial na Espanha.
Em seguida engravidou e dedicou-se a formar mergulhadores em sua Escola de Mergulho. Carolina voltou a competir neste ano e já conquistou o 2.º lugar em Grand Cayman.
Deixe sua opinião