Nos dias 1.º e 2 de julho, Curitiba recebe pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de Turismo WTCC, considerada a segunda categoria mais importante do automobilismo mundial, atrás apenas da Fórmula 1. Fruto do prestígio que o Autódromo Internacional de Curitiba tem no cenário mundial, a corrida traz à capital paranaense o piloto Augusto Farfus Júnior como uma das grandes atrações.
Depois de um final de semana ruim na etapa da França do WTCC, em Magny-Cours, o piloto curitibano disputa neste domingo a etapa da Inglaterra no circuito de Brands Hatch. "O problema é que estamos correndo com o modelo velho da Alfa-Romeo. Os projetistas estão trabalhando no modelo novo para que ele estréie ainda este ano, mas na França, nunca conseguimos uma boa adaptação mesmo. Com os novos pneus, um pouco mais moles, a situação ficou ainda pior e não esperávamos chegar tão atrás dos outros pilotos", disse Farfus em entrevista à Gazeta do Povo Online.
Já nos treinamentos para o GP da Inglaterra, o carro respondeu melhor aos ajustes feitos pela equipe. "Treinamos duas vezes na semana passada e o resultado foi bastante positivo. É uma pista que eu já ouvi falar muito e que é respeitada por todos os pilotos. Nunca corri lá, mas tenho certeza que posso fazer uma boa prova", disse.
Sobre a etapa do Brasil, que será disputada em Curitiba, Farfus se mostrou empolgado. "Vai ser muito legal. É um campeonato que tem muita repercussão mundial e é considerado o segundo mais importante depois da Fórmula 1. Ainda falta um pouco de conhecimento por parte dos brasileiros sobre o WTCC, mas garanto que todos vão gostar. Apesar de eu nunca ter corrido aí, será uma emoção muito grande por ser a minha pista, a minha casa", afirmou o piloto que atualmente mora na Itália.
Sonho antigo ao alcance das mãos
O objetivo de Augusto Farfus Júnior, assim como o de 99% dos pilotos por todo o Brasil, é o de um dia chegar à Fórmula 1. Correndo pela categoria Turismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o curitibano acredita que está próximo do seu objetivo.
"O meu objetivo sempre foi esse. Acho que agora cheguei no ponto ideal para dar o próximo passo, ou seja, a Fórmula 1. Estamos trabalhando nos bastidores e procurando algumas negociações e oportunidades, mas como a categoria está numa situação financeira difícil, temos que esperar mais um pouco. Mas muito em breve eu garanto que o Augusto Farfus Júnior estará na Fórmula 1", explicou o otimista piloto.
Questionado sobre o nome de alguma equipe em que testes estariam programados, Farfus se esquivou. "Hum... Não posso falar (risos)", concluiu.
Confira a programação da próxima etapa do WTCC, neste final de semana, na Inglaterra.
19/5 Teste, às 16h
20/5 1º treino livre, às 9h20/5 2º treino livre, às 12h20/5 Treino classificatório, às 15h40
21/5 Warm up, às 11h0521/05 1ª prova, às 14h1521/05 2ª prova, às 15h25
Classificação do Campeonato após duas etapas.
1) Andy PRIAULX (GBR) 21 pontos2) Yvan MULLER (FRA) 18 3) Gabriele TARQUINI (ITA) - 163) Jörg MÜLLER (GER) - 165) Dirk MÜLLER (GER) - 156) Jordi GENÉ (ESP) - 147) James THOMPSON (GBR) - 138) Augusto FARFUS JR (BRA) - 119) Rickard RYDELL (SWE) - 910) Peter TERTING (GER) - 7
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”