O grid da Copa Clio será concorrido neste domingo. Cerca de 30 carros estarão enfileirados no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, para a largada da temporada 2006. Mas é até pouco diante da demanda. Vários pilotos ficaram na fila e não conseguirão disputar a categoria este ano. O número de veículo é limitado pela montadora.

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O motivo de tanta procura é financeiro. A Copa Clio – evento integrante do Renault Speed Show, que conta ainda com a Fórmula Renault e a Fórmula 3 Sul-Americana – é uma das modalidades mais acessíveis do automobilismo nacional.

O custo de um Clio de corrida é R$ 120 mil. Menos da metade do que a pouco badalada Stock Car Light (cerca de R$ 400 mil) e dez vezes mais barato do que um Stock Car (R$ 1,2 milhão), o topo da classe Turismo no país.

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"Os gastos são menores, temos um bom retorno pois é um campeonato nacional, passando por todos os autódromos do país e com transmissão de tevê", explicou o gaúcho Miguel Paludo. Ele e o irmão Daniel foram ontem conhecer onde os carros que pilotam são feitos.

A fábrica encarregada das "máquinas" é a Action Power e adapta os veículos de rua para competir nas pista desde o início da categoria, em 2002. A empresa é responsável também por carros da Stock Car e coleciona títulos na categoria.

Na sede, em Pinhais, os Clio chegam da montadora com todos os acessórios possíveis. "Talvez por serem os de menor saída. Daí dá até pena porque temos de tirar tudo", comenta o piloto da Stock Car e um dos responsáveis pela fábrica, Thiago Marques. Após serem depenados, os veículo são remontados, mas mantendo muito das características originais como pedais, câmbio e motor.

Entre as principais diferenças dos carros de passeio estão o fim do acabamento interno para eliminar o peso (cai de 1005 kg para 960 kg), a instalação de barras de segurança e o aumento de potência de 110 para 140 cavalos. Assim, a velocidade sobe de 165 km/h para 200 km/h.

"É um carro muito semelhante ao de rua, sem tecnologias absurdas e essa é outra razão de ser mais barato competir com ele", explica Thiago Marques.

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Estréia

A etapa desde fim de semana contará também com o lançamento do Super Clio. A categoria será apresentada em Curitiba, mas não valerá ainda para pontuação. Também desenvolvido pela Action Power, o carro segue o projeto dos carros da Stock Car onde toda a estrutura é refeita e apenas uma carenagem de fibra é utilizada lembrando o modelo original.

Amanhã ocorrem as primeiras etapas da Fórmula Renault (13h30) e da F3 Sul-Americana (15h40). No domingo, as provas começam com a F3 (10 h), Copa Clio (11 h) e a Fórmula Renault vai à pista às 13 h. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.