Justamente no salto que leva seu sobrenome, Daiane dos Santos caiu. E, com essa falha, foram por água abaixo suas chances de medalha no Campeonato Mundial de ginástica artística, em Melbourne, na Austrália.
Com uma nota 8,837, a brasileira acabou em sétimo lugar na final do solo realizada neste domingo. Ela defendia o título conquistado no Mundial de Anaheim, em 2003.
A campeã foi a americana Alicia Sacramone, com nota 9,612. A prata foi para outra americana Ansatasia Liukin (9,425) e o bronze para a holandesa Suzanne Harmes (9,212), numa decisão marcada por notas relativamente baixas.
Neste domingo, Daiane foi a terceira a se apresentar no tablado da Rod Laver Arena, com a coreografia "Brasileirinho", que foi apresentada pela última vez numa competição. Algumas de suas principais rivais, como a romena Catalina Ponor, campeã olímpica da prova, não passaram das eliminatórias. Mas Daiane acabou derrotada por sua própria falha, assim como aconteceu nas Olimpíadas de Atenas-2004, quando a brasileira ficou em quinto lugar ao errar em duas aterrisagens.
Daiane acabou caindo logo na sua primeira acrobacia, o duplo twist carpado, que ela foi a primeira atleta a fazer e depois ganhou seu sobrenome, Dos Santos. A ginasta aterrisou mal, perdeu o equilíbrio e caiu sentada. A partir daí, Daiane já não tinha mais chances de ouro.
A brasileira, então, ficou abatida. Não aterrisou bem na sua terceira acrobacia e só cravou a última. Mesmo aplaudida, Daiane saiu no tablado com expressão fechada. Esperou sua nota sem sorrisos, sabendo que estava fora do pódio.
Logo depois da brasileira, a americana Alicia Sacramone teve uma performance impecável. Assumiu o primeiro lugar e não perdeu mais. Não era dia de Daiane.
Confira a relação de notas da final:
Alicia Sacramone (EUA) - 9,612
Anastasia Liukin (EUA) - 9,425
Suzanne Harmes (HOL) - 9,212
Elena Zamolodchikova (RUS) - 9.162
Monette Russo (AUS) - 9.100
Emilie Le Pennec (FRA) - 8,887
Daiane dos Santos (BRA) - 8,837
Isabelle Severino (FRA) - 8,625
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas