Daiane dos Santos treina forte para o Pan do Rio. A atleta está empolgada, apesar de ainda não saber qual será a coreografia com a qual vai competir. Considera os Estados Unidos e o Canadá os principais adversários do Brasil no Pan, em julho, no Rio de Janeiro. Mas sonha com um resultado histórico.
- É difícil, mas o Brasil pode ficar com o primeiro lugar geral na ginástica. Os Estados Unidos, mais do que o Canadá, são o grande adversário. Eles têm muita tradição e várias atletas do mesmo nível. É complicado, mas possível. Quem sabe...
O técnico da seleção brasileira permanente de ginástica, o ucraniano Oleg Ostapenko, só vai escolher a série de Daiane em maio.
- Talvez mude um elemento ou outro, mas nada muito novo. Acabei de trocar de série para o Mundial (em dezembro de 2006, em São Paulo).
Daiane dos Santos sabe que a torcida brasileira espera novidades. A ginasta foi a primeira a executar o salto duplo twist carpado, que ganhou o nome de "Dos Santos". E na sua última apresentação, em dezembro, no mundial de ginástica em São Paulo, surpreendeu ao executar também um movimento considerado muito dífícil, o "tsukahara".
- Não dá para inventar um movimento novo toda hora no solo. Eu quero competir muito bem e ganhar o ouro. Não é necessário um momento novo. A minha série já é bem difícil. O importante é aperfeiçoar o que já tem.
Daiane dos Santos garantiu que não vai mudar a música da sua série no solo. A ginasta vai se apresentar no Rio de Janeiro a coreografia sob o som da canção "Isto aqui, o que é?", de Ary Barroso.
- É uma música que empolga tanto quanto "Brasileirinho".
Principais adversários no Pan A ginasta considera que o Brasil consegue explorar bem o boom de ídolos para desenvolver o esporte. Além dela, os irmãos Diego e Daniella Hipólito se destacam nas competições internacionais.
- Estão surgindo novas meninas. A geração que vem aí é boa. Mas o Brasil precisa de ter mais centros formadores de atletas. Nos Estados Unidos, os atletas nascem nas escolas e nas universidades. Aqui, apenas alguns clubes têm ginástica.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas