Stuttgart, Alemanha (AE) – O Brasil terá duas ginastas – Daiane dos Santos e Laís Souza – nas finais do solo, hoje, na etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Ainda neste sábado, Daiane estará na decisão das medalhas das barras paralelas assimétricas. Já Laís Souza voltará ao ginásio Hamms-Martin Schleyer Hall no domingo, para a final do salto sobre o cavalo.

CARREGANDO :)

Ontem, na prova de classificação da Copa do Mundo, Daiane recebeu a melhor nota no solo (9,387). Foi superior à ucraniana Valeryia Maksyuta (8,912) e à tcheca Jana Sikulova (8,812). Já Laís Souza foi a quinta colocada (8,712), atrás da francesa Katheleen Lindor (8,725).

O possível duelo entre Daiane, quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), e a romena Catalina Ponor, a campeã olímpica no solo e na trave, não ocorreu.

Publicidade

Ponor – fora de forma, chegou a ser desligada da seleção e não apareceu nas competições da temporada – disputou apenas a trave em Stuttgart, mas se classificou à final em primeiro lugar (com nota 9,437), à frente da francesa Marine Debaune (9,412) e da chinesa Lili Wang (9,412).

O objetivo de Daiane é manter a hegemonia em Stuttgart – ela venceu a prova de solo nas duas últimas edições desta etapa, em 2003 e 2004. Embora afirme constantemente que está saturada de tanto ouvir "Brasileirinho" – a música toca, em sua homenagem, por todos os lugares onde vai – Daiane confirmou que só estreará a nova coreografia, ao som de "País Tropical", no ano que vem. Ainda depende de ensaios para ajustar com perfeição a coreografia às acrobacias.

Além de tentar a medalha de ouro no solo, Daiane aproveita a etapa da Copa do Mundo para aperfeiçoar a sua preparação para o Campeonato Mundial de Melbourne, na Austrália, que será realizado de 21 a 27 de novembro.

Com um problema crônico no joelho, Daiane foi bastante poupada nesta temporada em que o Mundial é a competição mais importante. "Quero analisar as meninas das outras seleções. O evento está sendo uma ótima preparação para Melbourne. Acho que está dando certo", observou Daiane.

Nas barras paralelas assimétricas Daiane ficou na oitava posição (9,275). As melhores notas no aparelho foram as da russa Polina Miller (9,537) e da chinesa Lu Huang (9,487).

Publicidade

Com seis medalhas na temporada de 2005, Laís foi a segunda melhor ginasta do salto sobre o cavalo na classificatória (com nota 9,225), atrás apenas da usbeque Oksana Chusovitina (9,269). A disputa da final do aparelho será domingo a partir das 9h15. Na trave, após uma queda, Laís ficou em 10º lugar (8,537).

Etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de Ginástica, às 9h30, no Sportv.