| Foto: Eduardo Viana/Lance Press

Daiane dos Santos, que se submeterá a uma cirurgia no joelho direito amanhã, vai se afastar da ginástica entre quatro e seis meses. Ela será submetida a um procedimento médico para alinhar a perna, com o auxílio de uma placa de titânio, já que o joelho sofreu um desgaste na parte externa e, por isso, apresenta um desvio de 10 graus em relação ao eixo. Laís Souza, outra atleta da ginástica que foi à Olimpíada, também passará por intervenção cirúrgica nesta quinta, mas seu tempo de recuperação será mais curto: entre um mês e meio e dois. No caso de Laís, a cirurgia servirá para retirar uma cartilagem solta em seu joelho direito.

CARREGANDO :)

"Será implantada uma placa de titânio para endireitar a perna da Daiane. Por causa dos impactos, o joelho dela ficou curvado", disse o ortopedista responsável pela cirurgia, Wagner Castropil. O médico estima que em seis meses Daiane poderá voltar a treinar

A ginasta conta que só não passou pela cirurgia antes para não ficar fora da Olimpíada de Pequim. "Depois de Atenas (2004), já comecei a sentir essa dor. Se fizesse a cirurgia antes, eu não poderia ir para Pequim e nós atletas aceitamos o sacrifício para estar numa competição dessas".

Publicidade

Por causa da cirurgia, Daiane não competirá na Superfinal da Copa do Mundo de Ginástica em dezembro, em Madri, na Espanha. "Tinha até chance de vencer, mas em algum momento eu teria de abdicar de uma competição importante para chegar bem à próxima Olimpíada", afirmou a atleta de 25 anos, que escolheu fazer a cirurgia agora para não comprometer sua meta de chegar a Londres em 2012 em boas condições.