O meio-campista argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional, foi eleito Jogador Latino-Americano do Ano pelo desempenho inspirado que ajudou a equipe gaúcha a conquistar a Copa Libertadores deste ano.
D'Alessandro superou o compatriota Juan Senastián Verón, do argentino Estudiantes, vencedor dos dois últimos anos, que ficou em segundo. O atacante Neymar, do Santos, ficou em terceiro.
Oscar Tabarez foi escolhido o melhor técnico na pesquisa anual realizada pelo jornal uruguaio El Pais e reconhecida pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
Tabarez liderou a seleção do Uruguai às semifinais da Copa do Mundo disputada este ano na África do Sul e ficou à frente do argentino Marcelo Bielsa, que levou a seleção do Chile às oitavas de final do Mundial.
O técnico do Estudiantes, Alejandro Sabella, ficou em terceiro após levar sua equipe ao título do Torneio Abertura do Campeonato Argentino.
O prêmio é dado desde 1986 e se baseia numa pesquisa realizada com cerca de 400 jornalistas.
Jogadores e treinadores têm de ter atuado na América Latina pelo menos por parte do ano para concorrer. Entre os vencedores do prêmio em anos anteriores estão os brasileiros Romário e Cafu e o colombiano Carlos Valderrama.
D'Alessandro, com a precisão de seu pé esquerdo, bom passe e temperamento volátil, ressuscitou sua carreira após ser contratado pelo Internacional em 2008.
Revelado pelo River Plate, o jogador de 29 anos era uma das maiores promessas de sua geração. Mas, após ajudar a Argentina a conquistar a medalha de ouro olímpica em 2004, ele não conseguiu cumprir seu potencial e ficou fora da seleção argentina nas Copas de 2006 e 2010.
Ele, no entanto, voltou a ser chamado para a seleção desde que Sergio Batista substituiu Diego Maradona após a Copa do Mundo.
Além do River Plate e do Internacional, ele já atuou no Wolfsburg, da Alemanha; no Portsmouth, da Inglaterra; Real Zagaroza, da Espanha, e no argentino San Lorenzo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião