Os norte-americanos gostam de dizer que um time é varrido quando perde uma série de playoffs sem vencer uma partida sequer. Mas a expressão é insuficiente para descrever a vitória por 4 a 0 do Dallas Mavericks sobre o Los Angeles Lakers, em uma das semifinais da Conferência Oeste da NBA. Foi uma varrida com uma enorme vassoura de piaçava. Afinal, o último triunfo da equipe texana, que jogou em casa neste domingo, foi por placar estarrecedor: 122 a 86.
O Lakers, dono de 16 títulos - só fica atrás do Boston Celtics, que soma 17 - jamais havia sido varrido em sua história. O técnico do Lakers, Phil Jackson, que se aposentou após 21 anos de trabalho, não merecia encerrar a carreira dessa forma. O maior colecionador de títulos da NBA esperava repetir o sucesso que teve no Chicago Bulls, à frente do qual foi campeão por seis vezes. Chegou perto. Desde 2000 em Los Angeles, foi campeão cinco vezes.
Mas os texanos não queriam saber dessas estatísticas. O reserva Jason Terry igualou um recorde ao converter nove arremessos de três pontos em um jogo de playoff. O armador só desperdiçou um único arremesso e terminou a partida como cestinha, com 32 pontos. Dallas registrou outro recorde: o de arremessos de três convertidos em uma partida de playoff ao acertar 20.
Outros dois reservas brilharam, além de Terry: o porto-riquenho Jose Barea, autor de 22 pontos, e o sérvio Peja Stojakovic, que contribuiu com 21 pontos. Os três deixaram o banco para, juntos, fazerem 75 pontos.
Antes mesmo do intervalo o jogo já estava resolvido. Descontrolados com a surra, dois jogadores dos Lakers, Lamar Odom e Andrew Bynum, tiveram de deixar a quadra por terem cometido faltas intencionais no último quarto.
Mas o grande derrotado foi mesmo Kobe Bryant, que havia prometido que o Lakers seria a primeira equipe da história da liga a virar uma desvantagem de 3 a 0 em uma série de playoffs. O astro marcou 17 pontos, mas são fruto de um aproveitamento baixo, de apenas 38% nos tiros.
Na final do Oeste, o Dallas vai enfrentar o vencedor do duelo entre Oklahoma City Thunder e Memphis Grizzlies, que lidera por 2 a 1. O time de Marc Gasol e Zach Randolph assumiu a dianteira ao derrotar o adversário por 101 a 93, em casa, no último sábado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião