Em viagem à Espanha para acompanhar a turnê européia da NBA, O comissário David Stern afirmou nesta sexta-feira que Brasil e Argentina estão na rota da Liga para as próximas pré-temporadas, segundo o diário espanhol "AS". Apesar de citar a intenção, o dirigente deixou claro que não garante nada:
- Não vou fazer nenhuma promessa - diz.
Stern rejeitou a idéia de incluir equipes européias para a disputa da Liga Americana em um futuro próximo, em resposta às intenções do Real Madrid, de formar parte da NBA.
- Não temos nenhum plano de momento para incorporar equipes européias, nem de ter equipes da NBA localizados na Europa. Não entramos em negociações com o Real Madrid, porém estamos abertos para qualquer opção futura de criar uma nova divisão na NBA, mas isso não acontecerá a curto prazo - diz.
Stern fez diversos elogios ao êxito da turnê da NBA pela Europa, em especialmente aos espanhóis, que sediaram algumas partidas, inclusive com a vitória do Unicaja Málaga sobre o Memphis Grizzlies.
Do outro lado, o diretor executivo da Euroliga, Jordi Bertomeu, fez um balanço muito positivo dos jogos entre equipes da NBA e européias.
- Esta turnê é consequência da excelente relação entre o basquete europeu e a NBA. Houve um excelente nível de competição e as partidas foram todas bem disputadas. O objetivo principal foi cumprido, que é deixar o basquete em evidência.
David Stern também não poupou a Fiba de críticas, por não ter conseguido transmitir a Liga Européia para os EUA.
- Oferecemos comprar o sinal, mas a Fiba queria uma cifra muito elevada pelos direitos de transmissão. Trabalhamos com Fiba nos Jogos Olímpicos com um gasto considerável, e quando nos pediram esse dinheiro, pensamos que este não era o espírito de colaboração. Fiquei triste por não ter retransmitido as partidas da Euroliga, mas aos amigos temos que tratar-los como tal - revela.