Nikolay Davydenko venceu Rafael Nadal por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, nesta sexta-feira (7), e se garantiu na final do Torneio de Doha, no Catar. Com o expressivo resultado obtido sobre o líder do ranking mundial, o tenista russo irá enfrentar Roger Federer na decisão deste sábado.
Poucas horas mais cedo, o suíço também assegurou vaga na final ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/2).
A convincente vitória de Davydenko impediu Nadal e reeditar mais uma decisão com Federer, que superou o espanhol na decisão do último ATP Finals, torneio que fechou a temporada passada, em Londres, e teve o suíço como campeão.
Davydenko, por sua vez, empatou em 5 a 5 o número de vitórias no retrospecto geral do confronto com Nadal, que amargou a terceira derrota seguida para o tenista da Rússia. No ano passado, ele já havia sido derrotado pelo adversário na final de Doha, depois de acumular derrotas no Masters 1.000 de Xangai e no ATP Finals, ambas em 2009.
Nesta sexta, Nadal esteve irreconhecível e, de tanto cometer erros, se tornou uma presa relativamente fácil para Davydenko. O espanhol ganhou apenas 49% dos pontos que disputou quando usou o seu primeiro saque, contra 70% do russo, que acumulou cinco aces diante de apenas um do adversário.
Nadal ainda cedeu dez oportunidades de quebra de serviço a Davydenko, que aproveitou metade delas. O russo, por sua vez, teve o seu saque ameaçado de ser quebrado por nove vezes, mas foi feliz em sete delas para evitar quebras.
Deixe sua opinião