O Atlético precisa conquistar 19 dos 36 pontos que disputará nas últimas 12 rodadas do Brasileirão para se livrar da ameaça de rebaixamento. Este é o cálculo do matemático Tristão Garcia. Com 27 pontos, na 16ª posição, a análise coloca o Furacão com 55% de chances de rebaixamento, possibilidade maior em comparação ao Vasco, 17º, mais com 53% de chances.
Mesmo vencendo os cinco jogos que ainda fará em casa, o Rubro-Negro não escaparia da degola. Precisaria de pelo menos uma vitória e mais um empate longe da Arena. Em todo Brasileiro o Furacão somou, por enquanto, apenas três pontos como visitante. Na distante primeira rodada. Vitória de 1 a 0 diante do Ipatinga. O retrospecto negativo aumenta a augústia da torcida atleticana.
Os mais preocupados devem ser os torcedores cariocas, já que, segundo o matemático, há 90% de chances de ao menos um dos times deste estado (Fluminense e Vasco) estar entre os rebaixados. A probabilidade de a dupla Flu-Vasco estar junta na Segundona em 2009 é de 32%.
O número de pontos sonhado pelos clubes que lutam para se afastar das quatro últimas posições é 46, mas Garcia acredita que com 45 a equipe ainda tem chance de fugir da degola.
"Com 46, o time se livra sem dúvida. Com 45, já começou a escapar. Abaixo disso é possível, mas precisa ter sorte. Está mais fácil fugir do rebaixamento este ano. Nesta última rodada, por exemplo, a maioria dos times que estão em baixo perderam", analisou, em entrevista ao Globoesporte.com.
O matemático disse ainda que há 99% de chance de um clube que já foi campeão brasileiro cair nesta edição.
"Existe 99% de chance de um campeão brasileiro cair (Fluminense, Vasco, Santos e Atlético-PR e Atlético-MG). Considero até o 12º lugar, o Atlético-MG", finalizou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião