• Carregando...
Trilha sonora -O meia Enrico, primeira contratação do Coritiba pós-rebaixamento, destoa do lugar comum musical imposto entre os boleiros. Fã de rock e heavy metal, logo sem propensão alguma ao pagode e ao sertanejo, o jogador faz do som de guitarra a inspiração para jogar futebol. | Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo
Trilha sonora -O meia Enrico, primeira contratação do Coritiba pós-rebaixamento, destoa do lugar comum musical imposto entre os boleiros. Fã de rock e heavy metal, logo sem propensão alguma ao pagode e ao sertanejo, o jogador faz do som de guitarra a inspiração para jogar futebol.| Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo

Antevendo o caos financeiro que será o restante da temporada, o Paraná vai recorrer aos proprietários de camarotes para socorrer os cofres do clube. O departamento de marketing faz uma promoção que serve como apelo: pacote de ingressos de todos os jogos da Série B custará 12% mais barato para quem é proprietário de lugar na área vip da Vila. Mas isso só vale para quem pagar antes do Brasileiro começar. Ficará R$ 250 por cadeira. Hoje, o estádio conta com 72 camarotes, com 10 assentos em cada um.Mais promoção

O Tricolor também criou novas modalidades de sócios. Segundo o vice de marketing, Márcio Villela, menores de 12 anos, mulheres e sócios gastam 50% a menos na adesão de qualquer plano. A intenção é ampliar o quadro associativo para 5 mil contribuintes até fim de junho.

Independência...

A publicidade estática do jogo entre Atlético e Palmeiras provocou indignação no presidente rubro-negro Marcos Malucelli. O dirigente contou que o contrato foi firmado entre a CBF e Traffic, sem ganho financeiro ao Furacão. O fato fez o dirigente reforçar a importância de uma liga.

...Com tranquilidade

Recentemente, Malucelli chegou a ser questionado sobre a possibilidade de o Atlético sofrer retaliações da CBF (como a desistência da seleção em se preparar no CT do Caju) por causa da sua posição no C13, contra os interesses da entidade. O dirigente considerou improvável essa reação.

No limite

Com cerca de 10 mil sócios, o Coritiba não está preocupado com um possível fracasso de bilheteria em Joinville. A dire­­ção do clube considera esse número suficiente para os jogos ficarem com saldo positivo, mesmo com todas as taxas da CBF.

Terra estrangeira

Várias ações de marketing serão feitas na cidade catarinense – considerada pelo gestor alviver­de, Vilson Andrade, como uma cidade de cultura paranaense. Na terça-feira, ocorre o anúncio das novidades em SC.

Destilado...

Sobre a Império, o dirigente tem uma posição dura – mesmo achando que o processo do clube não vai render frutos. "A torcida não tem bem nenhum, nada de patrimônio. Mas tem bebida alcoólica (na sede da facção), e não é qualquer uísque. É uísque 20 anos."

...E humorado

Em visita à Gazeta do Povo, Andrade mostrou também humor nas respostas. Sobre cargos burocráticos, soltou: "É pior que emprego de genro. O cara é agregado, quer tudo, tua filha, teu carro, casa... Vai comer macarrão na tua casa e pega o melhor do frango."

Pegar ou largar

Roma Apuracana, Pato Branco, Cascavel, São José, Arapongas, Foz do Iguaçu, Portuguesa Lon­drinense, Londrina, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Umuarama começam no próximo fim de semana a disputa da Segundona Estadual. Antes, na "preliminar", tratam na sexta-feira, às 18h30, o arbitral do torneio.

Casa cheia

Quatro dias após o Atletiba decisivo, com 27 mil pagantes, cerca de 30 mil pessoas se reuniram no Couto Pereira para participar de um evento religioso – o "Dia D", organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Foi o maior público do estádio este ano.

A frase

"Foi uma surpresa [o Marcelo Toscano não treinar e acionar o Paraná na Justiça]. Temos tido surpresas a cada semana, infelizmente surpresas não muito boas. Esse jogador trabalha muito, nunca deu problema", Marcelo Oliveira, técnico do Paraná, sobre o sumiço do seu artilheiro.

* * * * *

O vídeo

Duas opções sobre como o futebol pode ser cômigo e trágico. No primeiro, uma briga daquelas no campeonato nacional da Bósnia. No outro, a tática fracassada de um time amador para chegar ao gol adversário – todos fazem uma rodinha em cima da bola e tentam levá-la ao ataque.http://tinyurl.com/ briganabosnia

http://tinyurl.com/taticalegal.

* * * * * *

Entrevista

Fabiano, o Gralha Azul, mascote do Paraná Clube

É verdade que o torcedor paranista tem pedido sua presença em eventos?

Sempre tem gente que pede para tirar uma foto e incluir no vídeo de aniversário. Nessa semana, por um fórum na internet, fiquei sabendo que tem gente interessada em fazer foto com o Gralha para exibir no casamento.

Você vai às festas?

Não tem como. Fico na foto mesmo, combino com os interessados para me encontrarem no intervalo dos jogos, no portão perto dos vestiários, e fazemos a imagem. Tenho minha profissão. Sou contador. Não recebo para ser o Gralha, não teria como cobrar para eventos.

Quando você aceitou vestir a roupa de mascote do Paraná, imaginava que ia ter tanta repercussão não só entre as crianças, mas também entre os adultos?

Não. Topei o convite do Romano (Marcelo Romaniewicz, ex-vice presidente de marketing do Paraná). Ele me incumbiu de fazer a fantasia e desde o começo o pessoal se diverte com o personagem. Tem épocas que ouço dizer que a mascote é a melhor coisa que surgiu na Vila Capanema nos últimos anos. Fico admirado com os recados que recebo nos meus perfis do orkut.

Perfis? O Gralha tem mais de um? E qual comentário mais te surpreendeu?

São três perfis no Orkut, com uns 2,5 mil amigos. Já recebi de tudo, até pedido de casamento.

Só você veste a fantasia?

Sim. E é minha responsabilidade preservá-la. Quando precisa de alguma reforma, o clube paga. (Na última terça-feira, outra pessoa posou para fotos com a fantasia na Vila Capanema, para o material promocional das novas modalidades do plano sócio-torcedor. Fabiano conta que não foi avisado).

Em campo, a Gralha às vezes é bem ousada, especialmente nos clássicos....

É verdade. Contra o Coxa, dancei o créu diante da torcida deles. Contra o Atlético, levei um poodle. Os torcedores paranistas gostaram bastante... Os outros, não sei...

E vai ter alguma novidade para o clássico com o Coritiba na Série B?

Estou pensando em algo... Talvez entrar com alfaces no bico da gralha.

* * * * *

Colaboraram Adriana Brum, Ana Luzia Mikos e Sandro Gabardo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]