Atleticanas
Acordo Um acordo entre as diretorias de Atlético e Flamengo permitirá que o volante Cristian enfrente seu antigo clube no dia 25, no Maracanã. Pelo contrato de troca entre o ex-atleticano com o também volante Claiton, Cristian só poderia jogar contra o Atlético se o Mengo pagasse R$ 100 mil ao Furacão.
Esquecida Diante da intenção manifestada pelo Flamengo de adquirir os direitos federativos do atleta, a exigência, que tirou o jogador do primeiro duelo entre as equipes, foi "esquecida."
Apesar de faltar duas rodadas para o fim do Brasileiro-07 e de ainda manter viva a aspiração de terminar o campeonato entre os doze primeiros para conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana, o próximo ano já está na mira do Atlético. A diretoria rubro-negra admite: o planejamento de 2008 já começou. "Com a proximidade do fim do ano, isso é inevitável", ressalta Alberto Maculan, diretor de futebol do Furacão.
A manutenção do treinador Ney Franco no comando técnico da equipe, confirmada na segunda-feira passada com a renovação do seu contrato até o fim do ano que vem, foi apenas o primeiro de outros passos visando os desafios que virão em curto prazo.
Como a temporada ainda não acabou, a diretoria atleticana evita falar em nomes, tanto de quem fica, como de quem vai ou pode vir. Mas os diálogos entre a cúpula e a comissão técnica já começaram. "Estamos conversando com o Ney sobre isso. Temos ainda metade de novembro e o mês de dezembro para trabalhar", afirma Maculan.
As certezas, por enquanto, são poucas. De acordo com o dirigente, não haverá mudanças drásticas no elenco em relação a este ano. "Não devemos ter muitas alterações, pois o Ney já conhece e confia em quem está aí", garante. A montagem do grupo também não será norteada pela faixa etária. "Procuramos por qualidade, independentemente da idade. Se for bom, tanto faz se é jovem ou mais experiente", explica Maculan.
Questionado se há algum setor do elenco que mereça uma atenção maior neste momento, o dirigente foi claro. "Todas as posições serão avaliadas da mesma forma, pois precisamos de mais de um bom jogador em cada uma delas", avalia. Ney Fanco também já anunciou uma mudança em relação à estratégia do início de 2007. "Quero ser campeão paranaense, e por isso não haverá divisão do grupo", destaca o treinador, avisando que, diferentemente do que foi feito em 2007, não haverá time A e B durante o Regional.
Já começam a surgir também dúvidas de quem deixará o clube após o Brasileiro, principalmente aqueles que têm contrato vencendo no fim da temporada. Entre eles estão os meias Ramon e Tiago, e os centroavantes Alex Mineiro e Marcelo Macedo. Os quatro terão seus vínculos com o Furacão encerrados no dia 31 de dezembro.
O maior ídolo da torcida atleticana no atual grupo pode ser a primeira baixa. Alex Mineiro está sendo novamente assediado pelo Palmeiras. O jogador de 32 anos disse ontem à Agência Estado que "adoraria jogar" no Alviverde. "A possibilidade de jogar em São Paulo, ainda mais em um time que disputará a Libertadores, é bastante atraente", revelou. É a segunda investida do time paulistano sobre o jogador. Em junho, foi feita uma proposta para levá-lo, mas ele permaneceu no Atlético.