Alberto Contador faturou neste domingo (9) o seu segundo título da Volta da Espanha e celebrou a sua primeira grande conquista depois de seu retorno às competições. O espanhol havia recebido uma suspensão de dois anos, após ser condenado por uso de doping em punição que o deixou de fora, inclusive, dos Jogos Olímpicos de Londres, realizados em agosto.
Contador já havia ficado muito próximo de assegurar o triunfo na competição no último sábado, depois da realização da 20.ª e penúltima etapa. E, agora, ele garantiu o quinto título de uma das principais provas do ciclismo, para somá-lo aos seus dois triunfos da Volta da França e ao do Giro da Itália de 2008, ano em que ganhou a Volta da Espanha pela primeira vez.
O ciclista de 29 anos, da equipe Saxo-Bank, terminou esta Volta da Espanha com o tempo total de 84h59min49s, superando os seus compatriotas Alejandro Valverde e Joaquín Rodriguez, que eram seus principais rivais na luta pelo título e fecharam a competição em segundo e terceiro lugares, respectivamente, na classificação geral.
O alemão John Degenkolb ganhou a 21.ª e última etapa da Volta da Espanha, que teve 115 quilômetros entre Cercedilla e Madri, local da chegada, naquela que foi sua quinta vitória parcial nesta edição da prova.
Além de ter vencido a Volta da Espanha em 2008 e agora neste ano Contador faturou a Volta da França, mais tradicional prova do ciclismo mundial, em 2007 e 2009. Isso antes de cumprir uma suspensão inicial de seis meses após testar positivo para a substância proibida clembuterol durante a prova francesa de 2010. E todos os resultados que ele obteve nos últimos dois anos foram anulados, fato que lhe custou os títulos da própria Volta da França de 2010 e do Giro da Itália de 2011.
Nesta última etapa da Volta da Espanha, tradicionalmente apenas protocolar para os ciclistas, assim como ocorre na Volta da França, Contador foi apenas o 54.º colocado, enquanto seus compatriotas Joaquín Rodriguez e Alejandro Valverde ficaram em 21.º e sexto lugares, respectivamente.
Após a sua chegada neste domingo, Contador admitiu alívio com o título conquistado em casa após um período complicado de sua carreira. "Pelos antecedentes que vivi, essa vitória é muito especial para mim, dou graças a todos porque vinha de muito tempo sem competir e as coisas estavam complicadas", enfatizou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião