Faltando dois dias para a final da Liga dos Campeões contra o Arsenal, o meia do Barcelona e da Seleção Portuguesa Deco pediu atenção a seus companheiros, e disse que a equipe catalã deve ignorar o favoritismo dado pela imprensa. O brasileiro naturalizado português é o único jogador do Barça que já venceu a competição - quando atuava no Porto, em 2004.
"Não podemos pedir às pessoas que não pensem no título, após tantos anos sem chegar à final. É natural que a imprensa diga que somos favoritos, mas não podemos nos envolver com as declarações da imprensa", disse o jogador.
Deco resaltou que o Barcelona deve respeitar muito o adversário para evitar casos como o da última final, quando o Milan ganhava por 3 a 0 do Liverpool, sofreu o empate e acabou perdendo o título na disputa de pênaltis. O jogador reconheceu que a equipe catalã viaja para a França com "o sonho de fazer história", mas sem autoconfiança excessiva.
"Não seremos arrogantes e, além disso, dizer que sua equipe é melhor não serve muito em uma final", afirma.
Deco pediu seriedade, tranqüilidade e concentração aos companheiros, e elogiou o argentino Leo Messi, que viajará para Paris apesar de ainda não ter alta médica oficial. O jogador também avaliou positivamente a nomeação do norueguês Terje Hauge como árbitro da final, concluindo que no jogo contra o Chelsea, em Londres, o juiz teve uma boa atuação.
Sobre o Arsenal, Deco destacou que é uma equipe com meio-campo muito forte e contra-ataque perigoso.