• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

R$ 35,6 milhões

O salário anual de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Jogador mais bem pago do mundo, o português foi alvo até de um feiticeiro espanhol, que disse ter sido contratado por uma mulher para fazer uma magia que encerrasse a carreira do atacante.

A nossa retrospectiva

Fim de ano traz o obrigatório ritual da reflexão e da projeção. Reflexão sobre tudo o que foi feito nos 12 meses anteriores. Projeção daquilo que pode melhorar nos 12 seguintes. É seguindo essa lógica que a Gazeta do Povo Esportiva de hoje foi concebida. Uma edição especial, com o melhor e o pior de um ano de trabalho duro para quem cobre esporte.

Leia a matéria completa

A Copa do Mundo da África do Sul nem começou e já ganhou um rótulo: o Mundial para o qual a França se classificou com a mão de Thierry Henry. Uma ajeitada acintosa com a mão esquerda serviu para o atacante dominar a bola antes de cruzar para Gallas decidir o duelo de repescagem com a Irlanda, em St. Dennis. Os irlandeses protestaram, chegaram a pedir uma Copa com 33 clubes. Henry arrependeu-se, pensou em aposentar-se dos Bleus. A Fifa até admitiu incluir mais dois assistentes no Mundial. Ideias que ficaram pelo caminho. A Irlanda verá de casa a França disputar com a "sua" vaga um torneio conduzido por trios de arbitragens. E com Henry em campo. (foto 1)

Com (muita) emoção - 22% (foto 2)

Com a seleção brasileira caminhando tranquilamente para mais uma Copa, a atração das Eliminatórias sul-americanas foi o sofrimento da Argentina. Sob o comando de um sempre passional Diego Maradona, os bicampeões perderam o rumo – e quase um lugar para a África do Sul. Os dois últimos jogos foram épicos. Contra o Peru, um gol ilegal de Palermo, nos acréscimos, debaixo de um temporal, garantiu a sobrevida. No desafio final, contra o Uruguai, novo triunfo – 1 a 0, em Montevidéu. Depois do jogo, ao invés de festa, um desabafo mal educado de Maradona, que desferiu impropérios à imprensa argentina. Acabou suspenso por três meses. Mas vai à Copa com a seleção argentina.

Novos galácticos - 21% (foto 3)

Enquanto o futebol mundial ainda recuperava o fôlego pós crise econômica mundial, Florentino Perez dava início a mais uma era galática no Real Madrid. Em menos de um mês, torrou 159 milhões de euros para tirar Kaká do Milan (65 milhões) e Cristiano Ronaldo do Manchester United (94 milhões). Até o Vaticano condenou a gastança. O resultado tem data para aparecer: 22 de maio de 2010, dia em que o Bernabéu receberá a final da Liga dos Campeões. Se o Real não estiver lá, Florentino Peres terá rasgado dinheiro.

In de mídiu - 14% (foto 4)

A curta passagem de Joel Santana pelo comando da seleção sul-africana acabou marcado pelo seu peculiar inglês. A "fluência" do treinador no idioma veio à tona durante a Copa das Confederações, nas entrevistas pós-jogo. Misturando português com inglês, Joel criou um verdadeiro dialeto, que virou hit na internet. A brincadeira irritou o técnico, na verdade mais preocupado em manter seu emprego – algo em que fracassou, após nove jogos sem vitória.

Aposta certa - 6% (foto 5)

O maior escândalo de manipulação de resultados do futebol europeu. Assim a polícia alemã anunciou o balanço de uma exaustiva investigação, que deixou sob suspeita pelo menos 200 jogos em ligas de nove países do continente, mais a Liga dos Campeões.

O esquema, envolvendo jogadores, técnicos e dirigentes, beneficiaria apostadores em sites especializados. KF Tirana e KS Vilaznia (ambos da Albânia), FC Dinaburg (Letônia), NK IB Ljubljana (Eslovênia) e Honved (Hungria) surgiram como primeiros clubes envolvidos a terem o nome divulgado. Relação que deve crescer em 2010. "Não sabemos como isso vai acabar", reconheceu Gianni Infantino (foto), secretário-geral da Uefa.

Fired - 2% (foto 6)

A aura de infalível adquirida por Luiz Felipe Scolari pelos seus trabalhos no Brasil e Portugal foi fortemente abalada logo no seu maior desafio. Sem ganhar nem um clássico sequer, Felipão foi demitido do Chelsea em fevereiro. Nos bastidores, comenta-se que ídolos da equipe, como Drogba, teriam conspirado para derrubá-lo. Scolari aceitou uma proposta milionária do Bunyodkor, do Usbequistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]