O reserva mais utilizado por Felipão será o primeiro a jogar como titular da seleção brasileira na Copa das Confederações. Hernanes, que entrou nas duas primeiras partidas avançado, no setor de armação, foi confirmado no treino de ontem como substituto do lesionado Paulinho e atuará como segundo volante hoje contra a Itália na Fonte Nova.
Prova da versatilidade do jogador da Lazio, que tomou a dianteira de Jadson ao ser chamado do banco para fazer a função de meia e agora ocupará a posição para a qual foi realmente convocado. "A entrada do Hernanes é natural", disse o treinador, que trabalha com quatro volantes na seleção o jogador da Lazio é o substituto imediato de Paulinho e Fernando o de Luiz Gustavo na função de primeiro marcador.
Contra o Japão, na estreia, o camisa 8 entrou aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Hulk. Diante do México, foi solicitado mais cedo, 17 minutos antes do intervalo. Mas foi nos dois amistosos antes da Copa das Confederações que ganhou mais moral com Felipão. Também veio do banco no empate por 2 a 2 com a Inglaterra, quando chutou no travessão e Fred aproveitou o rebote para marcar, e ao balançar a rede na vitória por 3 a 0 diante da França.
É justamente o chute de longa e média distância uma das principais armas de Hernanes, enquanto o titular da posição prefere se aproximar mais do gol. "O Paulinho é um cara que se projeta muito. Está sempre na área, tem um grande fôlego e recompõe rápido. Não chego tanto na área, chego sempre no limite para arriscar um chute ou um passe em profundidade", comparou.
Nos 43 minutos jogados até agora no torneio, porém, arriscou apenas um arremate, e mandou para fora. Paulinho, que ficou em campo o tempo inteiro, chutou três vezes e marcou o segundo gol brasileiro na vitória por 3 a 0 sobre o Japão. No índice de passes certos os dois estão equilibrados, com pequena vantagem para Hernanes: 76,5% contra 74,3%.
Felipão diz saber bem o que esperar do substituto. "Ele gosta de ter a bola no pé, vira muito bem o jogo, não é de entrar na área, é brigão, se esforça muito, e [mesmo com as características diferentes] não tenho dúvida que a qualidade será mantida."
Pendurados
O treinador disse que ainda pode tirar do jogo o lateral-direito Daniel Alves e o zagueiro Thiago Silva, que serão suspensos da semifinal caso tomem mais um cartão amarelo. Jean e Dante estão de sobreaviso e podem aparecer no time titular.