O Grêmio vai ter que provar mais uma vez a sua imortalidade para chegar às semifinais da Libertadores da América e manter vivo o sonho do tricampeonato. Com dois gols de cabeça, o Tricolor gaúcho foi derrotado pelo Defensor Sporting por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no jogo de ida das quartas-de-final.
Na próxima quarta-feira, as duas equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Olímpico Monumental. Os uruguaios podem até perder por um gol de diferença, mas se conseguirem marcar em Porto Alegre, a desvantagem poderá aumentar para dois. O Tricolor precisa vencer por três, mas se fizer 2 a 0 levará a decisão para os pênaltis. Neste domingo, o técnico Mano Menezes vai escalar os reservas para receber o Fluminense, pela segunda rodada do Brasileirão.
Maldição das bolas altas
Mesmo sem querer repetir o fracasso do Flamengo, que foi derrotado pelos uruguaios por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas, o time gaúcho também foi surpreendido, logo no primeiro minuto. Em escanteio cobrado pela direita, o grandalhão Sorondo subiu mais alto que todos e cabeceou forte para as redes, abrindo o placar antes mesmo que o Tricolor pensasse em atacar.
A primeira jogada de perigo do Grêmio foi aos 15, em um chute cruzado de Carlos Eduardo, por cima do gol. Os uruguaios abusavam dos cruzamentos na área, dando trabalho ao goleiro Saja. Aos 36, o jogador González, que já tinha um amarelo, fez uma falta violenta em Lúcio e foi expulso de campo, deixando os uruguaios com dez jogadores.
O Grêmio quase empatou em seguida. William emendou de primeira um escanteio batido por Tcheco, mas o goleiro Silva fez ótima defesa. Mas aos 42, em mais uma bola alçada na área, Martínez chegou antes de Saja e tocou de cabeça, aumentando o placar no Centenário.
- Faltou um pouco de atenção da nossa parte - disse Tuta, o único a falar no intervalo na ida para os vestiários.
Ferrolho uruguaio
O time brasileiro voltou para a etapa final com Amoroso no lugar de Nunes e desperdiçou uma excelente oportunidade no primeiro minuto. Tuta recebeu livre na área, mas ficou sem ângulo e tocou para Carlos Eduardo, que praticamente recuou para o goleiro uruguaio. Aos quatro, foi a vez de Tcheco tentar de cabeça, mas Silva defendeu.
O Grêmio chegava sempre com dificuldades ao ataque por causa da forte retranca uruguaia. Diego Souza passou a agir como um ponta-direita, tentando abrir o jogo para ganhar opções de jogada. O Defensor reagia apenas nos contra-ataques, e chegou a assustar aos 16, com Peinado, mas Saja saiu a tempo.
Sem conseguir criar as jogadas, mesmo com um a mais em campo, o time gaúcho caiu de produção e viu suas principais jogadas darem errado. Aos 35, o atacante Tuta se enrolou com a bola, e por pouco não armou um contra-ataque perigoso. Satisfeitos com o ótimo resultado, os uruguaios ainda tomaram dois cartões amarelos no finzinho por retardarem o jogo. Depois do fim da partida, Diego Souza aplaudiu o juiz ironicamente e foi expulso. Com isso, será desfalque na partida da revanche.
- Quero ver o time deles marcar desse jeito lá no nosso campo. Vamos sacudir o Olímpico, dar um calor neles e, com certeza, inverter esse resultado - diz Lúcio na saída de campo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião