Em duelo disputado, só decidido no fim, Juan Martín Del Potro soube administrar seus próprios erros para passar por Robin Soderling, que entrou no ATP Finals após desistência de Andy Roddick. O argentino garantiu vaga na final após passar pelo sueco por 2 sets a 1, parciais 6/7 (1), 6/3 e 7/6 (1), em 2h11 de jogo.

CARREGANDO :)

Agora, Del Potro enfrenta o russo Nikolay Davydenko, que neste sábado (28) encerrou um jejum contra Roger Federer e se classificou para a final. Os dois decidem o título em Londres às 12h30 (horário de Brasília).

Primeiro set começa disputado

Publicidade

O primeiro set começou com Soderling a toda velocidade. Sem dar chances ao rival argentino, ele fechou seu primeiro serviço com facilidade. A resposta veio em seguida. Com um saque potente, Del Potro também não teve problemas para empatar o placar. No game seguinte, o campeão do US Open deste ano teve três chances de quebra, mas o sueco conseguiu se recuperar e confirmou o saque.

O início do set foi um retrato fiel do que seria até o fim. Os dois tenistas alternavam golpes fortes e boas paralelas, com baixo índice de erro dos dois lados. A parcial foi então para o tie-break. E Del Potro desandou. Irreconhecível, o argentino passou a errar todas e viu Soderling fechar em 7/6 (7/1).

No segundo set, Del Potro se recuperou e o jogo voltou ao começo. Nenhum dos dois tenistas permitia a quebra e prolongavam o duelo. Mesmo assim, não era uma partida das mais emocionantes. Os dois pouco se arriscavam, até que o argentino resolveu esquentar a partida.

Após conquistar belo ponto, em sua primeira deixadinha, Del Potro se aproveitou de erro do adversário, devolveu de forma excelente e quebrou o saque de Soderling. Na sequência, manteve o bom saque dos outros games e fechou o set em 6/3.

Soderling sente pressão

Publicidade

A vitória deu moral para Del Potro, que voltou com um tênis mais consistente no set decisivo. Soderling, no entanto, resistia bem e também dava trabalho ao argentino. No mesmo esquema da primeira parcial, os dois se alternavam na dianteira do placar.

Até que Soderling resolveu repetir o que Del Potro havia feito no segundo set. Com uma série de devoluções perfeitas, o sueco conseguiu chegar a seu primeiro break point na partida no sexto game. E não desperdiçou, abrindo 4/2 na parcial.

Só que Del Potro voltou a crescer no jogo. Com muita força nos golpes, o argentino devolveu a quebra logo no game seguinte. Nervoso, Soderling não conseguiu manter o padrão do início do set. O tenista hermano confirmou seu serviço em seguida e empatou o placar em 4/4.

Os dois confirmaram seus saques seguintes, e Del Potro por pouco não conseguiu nova quebra no 11º game, mas errou bola boba, e Soderling fez 6/5. E a partida foi novamente para o tie-break. O sueco parece ter sentido o nervosismo dos pontos finais, e não foi páreo para o argentino, que, com um belo ace, fechou em 7/3.

Publicidade