O tenista Juan Martín del Potro é a principal esperança do tênis sul-americano no US Open, último Grand Slam da temporada, enquanto o Brasil estará representado na competição por três atletas.
O tenista de Tandil, que conquistou o título do torneio em 2009, mostrou um ótimo rendimento nos Jogos Olímpicos de Londres, onde foi batido na semifinal por Roger Federer e venceu na luta pela medalha de bronze o sérvio Novak Djokovic.
A Olimpíada permitiu ao argentino, sétimo favorito em Flushing Meadows, recuperar as sensações que teve em 2009 e ver-se capaz de derrotar os melhores, após o calvário que passou após uma lesão no pulso que o deixou fora das quadras durante quase todo o ano de 2010.
No Masters 1.000 de Cincinnati, Del Potro esteve afligido de novo por dores, desta vez no pulso esquerdo, mas suas dúvidas sumiram pouco antes de viajar para Nova York, após passar pela Mayo Clinic, onde já havia operado o pulso direito.
Ali, após visitar o cirurgião Richard Berger e fazer uma reabilitação, constatou que estava em condições de participar do US Open.
No entanto, o argentino não terá um início de torneio cômodo para readquirir confiança, já que terá um duelo exigente logo na estreia contra seu compatriota David Nalbandian, semifinalista em 2003, que lhe derrotou em três dos quatro duelos anteriores entre ambos.
No caso de superar as eliminatórias, Del Potro poderia encontrar nas quartas de final com Novak Djokovic, atual campeão do torneio, que junto com o suíço Roger Federer partem como principais candidatos ao título após a ausência por lesão do espanhol Rafael Nadal.
A delegação argentina é a maior do tênis sul-americano com sete atletas. Além de Del Potro e Nalbandian, o país será representado também por Juan Monaco, Leo Mayer, Carlos Berlocq, Guido Pella e Guido Andreozzi.
Já o Brasil participará do torneio com três tenistas. Thomaz Bellucci enfrentará o espanhol Pablo Andujar na estreia, enquanto Rogério Dutra Silva jogará contra o russo Teymuraz Gabashvil.
O veterano Ricardo Mello conseguiu entrar no quadro principal do US Open após superar a fase de classificação, e seu rival na primeira rodada também será um jogador saído da prévia, o esloveno Grega Zemlja.
Deixe sua opinião