Alex Mineiro deve ser liberado do DM após o carnaval
Thiago de Araújo
O atacante Alex Mineiro esteve no Hospital Vita na manhã de ontem, mas não passou por uma nova cirurgia como sugeriam boatos. O diretor médico do Atlético, Edílson Thiele, confirmou que dirigiu um leve procedimento na pele do atleta, que se recupera de artroscopia realizada no tornozelo esquerdo no dia 15 de janeiro.
Tanto o atacante quanto os experientes Paulo Baier e Claiton, além de Kaio e Bruno Furlan, deverão sair do Departamento Médico do Furacão logo após o carnaval. "Fiz uma simples limpeza na cicatriz dos pontos do Alex. Este tipo de infecção é algo rotineiro e superficial e não afeta em nada o processo de recuperação que ele já vem fazendo. Ele deve ser liberado já na outra semana, mas o Baier tende a ser o primeiro a voltar a ter condições de jogar", disse Thiele.
Depois do carnaval, Baier e Alex Mineiro retomam os treinos físicos e, possivelmente, serão aproveitados pelo técnico Antônio Lopes até o fim de fevereiro.
Paraná tenta recomeçar a temporada no RS
Hoje, às 18 horas, diante do novato Cerâmica, no Estádio Passo DAreia, em Porto Alegre, o Paraná busca muito mais do que uma boa estreia na Copa do Brasil. Um triunfo contra a equipe da Segunda Divisão gaúcha, que se tornou profissional há apenas três anos, pode representar o recomeço paranista após três partidas sem vitória no Paranaense.
O Atlético estreia hoje na Copa do Brasil contra o desconhecido Vilhena, às 22 h (de Brasília) no Estádio Portal da Amazônia, na competição mais importante e valorizada pelo clube neste início de temporada. E o time entra em campo com uma "cara" nada próxima da que Antônio Lopes previa para o Atlético este ano.
Já na renovação de seu contrato, o Delegado admitiu ter ficado pela confiança da diretoria e por ter uma base sólida que seria complementada com a chegada de jogadores mais experientes. "No ano que vem será diferente", prometia Lopes em dezembro de 2009.
A experiência desejada e a tal base estão muito distantes do que o Atlético é hoje. O time titular das últimas duas rodadas tem uma média de idade de apenas 22,7 anos. O capitão Alan Bahia, com 27, é o mais velho. "Temos uma equipe jovem, mas de muita qualidade, que deixa a experiência em segundo plano. Isso facilita muito. E em conversas tentamos ajudar os meninos com o que já aprendemos", disse o capitão.
Paulo Baier (35 anos), que foi o maestro atleticano na fuga do rebaixamento à Série B no último Campeonato Brasileiro, e Alex Mineiro (34), com expectativa de recuperação para esta temporada (leia matéria nesta página), estão no Departamento Médico. O atacante deu lugar ao jovem Marcelo, promessa de apenas 18 anos que se "agarra" nos conselhos dos mais velhos para ficar menos ansioso.
"É uma responsabilidade (ser o atacante). Mas fico muito mais tranquilo por saber que o elenco me apoia e me ajuda todo tempo", disse, garantindo que o cansaço de viajar quase 2.500 quilômetros não vai pesar em campo. "Estou super cansado, mas quando começa o jogo você supera tudo isso".
Mas não só a experiência está "ausente" do ideal previsto pelo treinador. A base citada por Lopes também já não existe mais e a reformulação do time deu mais trabalho e retardou a definição da equipe titular. Além dos seis nomes que deixaram o clube antes do início do Paranaense, o Delegado ainda perdeu, na semana passada, Alex Sandro, que era figura certa sem suas escalações.
E se o Atlético não é o time esboçado no final de 2009 para que 2010 fosse um ano mais tranquilo, o aproveitamento da equipe jovem neste Regional tem sido muito bom. Em sete jogos, perdeu apenas um, matemática que dá confiança a Alan Bahia."Se repetirmos o que estamos fazendo no Paranaense, teremos bons resultados na Copa do Brasil", previu.
Serviço: Vilhena x Atlético, às 22 h, no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes)
* * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Vilhena X Atlético.
Em Vilhena
Vilhena
Junior; Braz, Senegal, Kukau; Celinho (Elsinho), Felipe, Magrão, Souza e Luizinho; Marcelo Soares e Casemiro (Augusto César).
Técnico: Ivair Cenci.
Atlético
Neto; Gerônimo, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Valencia, Chico, Alan Bahia e Netinho; Marcelo e Bruno Mineiro.
Técnico: Antônio Lopes.
Estádio: Portal da Amazônia. Horário: 22 h (de Brasília). Árbitro: Wagner Reway (MT). Auxs.: Lincoln Ribeiro Taques e Paulo César Silva Faria (MT).
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast