Brasília (AE) A Câmara dos Deputados deu início ontem ao processo para criar a CPI do Apito, para investigar a manipulação de resultado de jogos do Campeonato Brasileiro, do Paulista e da Libertadores. O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) protocolou requerimento com as assinaturas de 224 deputados de 13 partidos pedindo a instalação da comissão eram necessárias 171 assinaturas para que o pedido fosse apresentado à Mesa da Câmara.
"É preciso verificar com urgências as fraudes. Há dois árbitros (Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon) que admitiram manipular resultados. Quem garante que isso não se estende a outros campos do país, questionou Asdrúbal Bentes.
Para o deputado, o trabalho da CPI do Apito, se instalada, poderá ser feito conjuntamente com a CPI dos Bingos. O requerimento entregue à Mesa será agora avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois enviado à presidência da Câmara. A previsão é de que em duas semanas deve sair a decisão sobre a criação ou não da CPI.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”