Patrimônio
Obra custou R$ 3 milhões
O ginásio de esportes do Parque do Japão foi construído no complexo turístico com o mesmo nome, com área de 100 mil metros quadrados. O custo estimado da obra foi de R$ 3 milhões, pagos em parceria entre o município e o Governo Federal.
Com estilo arquitetônico contemporâneo japonês, o local atuará na formação de atletas de artes marciais, propondo-se a ser um centro de excelência em judô e tae kwon do na região Sul. O ginásio propriamente dito tem 2,7 mil metros quadrados.
De acordo com a prefeitura de Maringá, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, participará da solenidade de inauguração do ginásio, marcada para a manhã de amanhã, antes dos combates.
Maringá - Com a presença do campeão mundial Luciano Corrêa, a seleção brasileira de judô disputa hoje e amanhã, em Maringá, um desafio internacional contra a Argentina e os Estados Unidos. O evento marca a inauguração do ginásio de esportes do Parque do Japão, construído para a prática de artes marciais.
Hoje os brasileiros enfrentam a seleção argentina, a partir das 13 horas. Amanhã, o confronto é contra os americanos, às 9 h. O time do Brasil é formado ainda pelos lutadores Ricardo Ayres, Leandro Cunha, Nacif Elias, Eduardo Santos e Walter Santos cada um disputará um combate por dia.
Corrêa, que foi campeão mundial na categoria até 100 quilos, em 2007, no Rio de Janeiro, espera lutas de alto nível. "A seleção brasileira tem uma equipe muito forte, certamente entre as cinco melhores do mundo. E nossos adversários têm muita qualidade também, especialmente os argentinos, que sempre enfrentamos em torneios sul-americanos e contra quem temos muita rivalidade."
Corrêa é líder do ranking mundial na categoria até 100 quilos e disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, mas foi derrotado na luta de estreia e eliminado na semifinal da repescagem. O medalhista olímpico Leandro Guilheiro, bronze em Atenas e Pequim, também viria a Maringá, porém foi cortado por conta de uma contusão na região lombar.
O coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson, espera usar o evento para intensificar a preparação dos atletas para o Grand Slam de Tóquio, que acontece em dezembro.
Outro desafio internacional, também contra Argentina e Estados Unidos, será realizado no próximo fim de semana em Vitória, no Espírito Santo.
Serviço
O evento será transmitido ao vivo pelo canal de tevê a cabo SporTV e amanhã, pelo SporTV2.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast