FICHA TÉCNICA: Veja como foi Atlético-MG 1 x 0 Coritiba
Muito desfalcado, o Coritiba não suportou a pressão do Atlético-MG e acabou derrotado por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (9), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O zagueiro Réver fez de cabeça o gol da vitória aos 2 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Ronaldinho Gaúcho.
O Alviverde jogou bastante desfalcado, especialmente no setor defensivo. O técnico Marcelo Oliveira não pôde escalar o lateral-direito Ayrton e o volante Chico, suspensos, além do zagueiro Emerson e do volante Willian, lesionados.
A vitória recolocou os mineiros na liderança do campeonato, com 35 pontos. O Coritiba fica em 15.º, com 15 - dois acima da zona de rebaixamento. Na próxima rodada o Galo recebe o Vasco, domingo, às 16h20, novamente no Independência. Mesma data e horário do jogo entre Coritiba e Corinthians, no Couto Pereira.
O jogo
Precisando vencer para retomar a liderança, o Atlético-MG partiu para cima. Aos 8 minutos aconteceu a primeira chance de abrir o placar. Ronaldinho achou Jô sozinho na área, mas Vanderlei saiu nos pés do atacante e fez ótima defesa.
Embalado pela torcida, o Galo se mandava para o ataque. Aos 14 foi a vez de Bernard perder gol feito. Novamente Ronaldinho fez o lançamento e colocou o companheiro frente a frente com o goleiro, mas o meia pegou mal na bola e mandou para fora.
A pressão era total. No minuto seguinte o mesmo Bernard chutou da entrada da área e a bola passou raspando a trave esquerda de Vanderlei.
Depois de três sustos seguidos foi a vez de o Coritiba chegar muito perto de marcar. Aos 20 minutos, Everton Costa recebeu lançamento e ficou sozinho cara a cara com Victor. Ao tentar tirar do alcance do goleiro o atacante chutou para fora e desperdiçou a melhor oportunidade alviverde na partida.
Os jogadores coritibanos, especialmente o meia Lincoln, saíram reclamando da arbitragem no intervalo. De lance claro, o time havia sido prejudicado em uma falta sofrida pelo jogador na meia lua e ignorada pelo juiz capixaba Pablo dos Santos Alves.
As equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa e logo aos dois minutos o Galo abriu a contagem. Ronaldinho bateu escanteio na primeira trave, o zagueiro Réver subiu mais que a defesa coxa e cabeceou no canto esquuerdo para fazer 1 a 0.
O gol abalou a equipe alviverde, que passou 15 minutos perdida em campo. Lincoln não conseguia armar as jogadas e o Coritiba não saía da defesa. A entrada de Rafinha em seu lugar melhorou a movimentação, mas o maior volume não foi transformado em chances reais de gol.
O jogo ficou truncado no meio de campo, com o Galo chegando apenas em bolas paradas. O Coritiba teve duas boas chances, com Thiago Primão e Roberto, mas não conseguiu chegar ao empate. Aos 43 minutos, Rafinha acertou uma cotovelada no ex-volante coxa-branca Leandro Donizete e acabou expulso.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”